12 SET 2023
Câmara aprova instituição do Dia do Nascituro em Penápolis

A Câmara Municipal  aprovou por unanimidade em sua sessão segunda-feira, dia 11, projeto do vereador Isanoel Ditinho (PODEMOS)  para a instituição e inclusão no calendário oficial do município de Penápolis o “ “Dia do Nascituro” (aquele que está prestes a nascer) em 8 de outubro. A propositura busca a realização de eventos e atividades por meio de  seminários e palestras voltados para a valorização da vida intrauterina (no interior do útero) e de cuidados maternos no período da gestação. Em discurso na tribuna da Câmara Municipal, Ditinho destacou o objetivo da iniciativa de promover na sociedade,  principalmente para casos de gravidez precoce, o reconhecimento  do sentido  e valor da vida humana em todos os seus momentos. Entre outros discursos, a vereadora Letícia Sader (MDB) defendeu maior atenção do poder público para prevenção da gravidez precoce.

A elaboração do projeto do “Dia do Nascituro” em Penápolis surgiu diante da preocupação de que o Brasil possa ter a   descriminalização do aborto voluntário até o terceiro mês de gestação  por meio de processo judicial a partir de iniciativa do  PSOL em 2017.  O julgamento do caso, através da ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) 442, está com o STF (Supremo Tribunal Federal).

Retorno: O vereador Batata da Pizzaria (PSDB) reiterou indicação ao Executivo para a elaboração de orçamento para a construção de uma ponte de ligação das duas vias da Marginal Maria Chica  nas imediações do Residencial Ville Conquisttá. Em outro pedido, o tucano defende  nova pintura das faixas de estacionamento da Santa Casa.

FUNEPE: O vereador Paulinho do Esporte (UNIÃO BRASIL) requereu informações sobre as situações  financeira e de pessoal da FUNEPE. Um dos questionamentos abrange relação de cargos e salários da instituição.

ISANOEL CASSIMIRO MACHADO