07 DEZ 2023
Câmara Municipal aprova instituição do “Novembrinho Azul”

A Câmara Municipal  aprovou por unanimidade segunda-feira-feira, dia 4, projeto de lei da vereadora Letícia Sader (MDB) para instituição do mês de novembro como “Novembrinho  Azul” em Penápolis. Trata-se  de campanha de saúde voltada para meninos até 15 anos com objetivo de reforçar sobre a importância  de prevenção de doenças ligadas à saúde sexual e reprodutiva. Letícia Sader  repercutiu que o projeto foi inspirado na  lei federal nº 14.694, promulgada dia 10 de outubro de 2023. A iniciativa busca promover a investigação de quadros de dor testicular e do aumento do volume escrotal, a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) e o diagnóstico e o tratamento precoces  de condições que sejam fatores de risco. “A campanha será uma forma de estimular os pais dos meninos  nessa faixa etária  a realizarem  consultas  e acompanhamento  médico para seus filhos, principalmente  em relação aos cuidados  específicos  da idade. Visa também trazer à tona a importância para prevenção de doenças que afetam parte da população, que por muitas vezes ignora os sinais diante de entendimento equivocado  de que os jovens são naturalmente saudáveis e não precisam se cuidar”, diz Letícia Sader.

Solene: A Câmara Municipal  realizará solenidade às 20h nesta sexta-feira, dia 8, para  a entrega do título de Filho Ilustre de Penápolis ao humorista Guilherme Ventura Santana, o Gui Santana. A homenagem, proposta através de projeto de autoria do vereador Júlio Caetano (PSD), foi aprovada por unanimidade pelo Legislativo no dia 11 de setembro de 2023. Aberta ao público, a solenidade terá transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 14/TV a cabo), facebook, youtube e página www.camaradepenapolis.sp.gov.br.

LETÍCIA TAKANO SADER