O projeto com declaração de feriados municipais a Sexta-Feira Santa e Corpus Christi em Penápolis foi retirado da pauta de votação anteontem, dia 18, na Câmara Municipal, pelo seu autor, vereador Júlio Caetano (PSD). A decisão foi tomada após várias discussões, de divergentes considerações. De um lado, a iniciativa procurava beneficiar quem trabalha nos feriados. Por outro, causou preocupação de aumento de gastos para os empregadores. Júlio Caetano reforçou que a mesma propositura de feriados municipais na Sexta-Feira Santa e Corpus Christi já foi aprovada por mais de 200 municípios. "O projeto não obriga a abertura nos feriados municipais. Paga os benefícios quem abrir", afirmou o vereador. O autor do projeto também relatou que tem pesquisado sobre a validade ou não de uma antiga lei municipal que trata dos feriados abrangidos em Penápolis.
O vereador Francisco José Mendes, o "Tiquinho" (PSDB), se posicionou contrário à declaração de feriados municipais à Sexta-feira Santa e Corpus Crhisti. "O custo extra por funcionário para a empresa que abrir no feriado é em torno de R$ 150,00. O momento não é para isso. Vamos atuar para manter os empregos que estão tão difíceis", falou o tucano.
O vereador Adalgiso do Nascimento, o "Ziza" (PMDB), reforçou aspecto de que a crise econômica no país torna inviável a declaração dos feriados municipais propostos. "Trata-se de pauta que cabe aos sindicatos", opinou.
O vereador Pr. Bruno Marco (PSD), enalteceu o trabalho de Júlio Caetano na tentativa de contemplar quem trabalha nos feriados. "Trata-se de uma iniciativa pensada no lado positivo, mas entendo outras considerações de preocupação dos empresários e que o momento não é pela aprovação do projeto".
O vereador Rodolfo Valadão Ambrósio, o "Dr. Rodolfo" (PSD), defendeu ampliação do debate do projeto em pauta. "O vereador Júlio Caetano tem as melhores das intenções com sua propositura, mas precisamos de uma discussão maior, inclusive sobre a legalidade de antiga legislação no mesmo sentido".
Bucal: O Hospital de Câncer de Barretos atenderá nessa quarta-feira, na frente da Macro de Saúde do Jardim Eldorado, das 8h às 15h, com sua unidade móvel de prevenção ao câncer bucal. O atendimento ocorre para homens e mulheres acima de 40 anos, alcoólatras ou tabagistas, ou que tenham abandonado o vício em 10 anos. A campanha na cidade foi requerida pelo presidente da Câmara Municipal, Rubinho Bertolini (SD), que ontem acompanhou o funcionamento da unidade móvel na frente do Santuário São Francisco de Assis.