05 OUT 2022
Pedido defende vacinação contra poliomielite nas escolas em Penápolis

A presidente da Câmara Municipal de Penápolis, Letícia Sader (MDB) apresentou indicação à administração municipal com defesa de realização de uma força estratégica especial para ampliar a cobertura de vacinação contra a poliomielite na cidade. A medida foi proposta após a emedebista ter obtido resposta do Executivo,  através de requerimento, de que mais de 1200 crianças com menos de 5 anos ainda não tinham sido imunizadas no município até o início de setembro. Letícia Sader  indica  que a Secretaria Municipal de Saúde  promova a vacinação contra a pólio, mediante autorização dos pais, nas escolas públicas e  particulares. “A poliomielite é uma doença altamente contagiosa, que atinge principalmente crianças com menos de 5 anos. O vírus ataca o intestino, mas pode chegar ao sistema nervoso e provocar paralisia irreversível (daí o nome paralisia infantil) em membros como as pernas, e também dos músculos respiratórios, levando o paciente à morte. A poliomielite não tem cura, apenas prevenção, que é feita com a vacina”, diz Letícia Sader. A presidente da Câmara Municipal alerta que o Brasil  está sendo considerado como um país de alto risco de retorno de uma doença totalmente evitável por vacina e que um dos fatores importantes  coloca em risco é exatamente a baixa cobertura vacinal.

Audiência: A Comissão de Finanças, Tributação e Orçamento da Câmara Municipal realizará audiência pública às 15h30 de sexta-feira, dia 7, para discussão do projeto do orçamento do Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado para 2023. A propositura pode ser acessada pela página www.camaradepenapolis.sp.gov.br .

LETÍCIA TAKANO SADER