13 SET 2017
Vereador Neto apresenta unidade móvel recicladora de lâmpadas

O vereador Alcebíades Soares, o Neto (PSDB), atua contra as dificuldades para o descarte de lâmpadas fluorescentes e de outros tipos queimadas em Penápolis. Numa de suas ações no caso, ele apresentou anteontem, dia 11,  na cidade  atendimento através de serviço especializado pela empresa Mazzuca (Potirendaba), licenciada pela Companhia de Tecnologia  de Saneamento Ambiental (Cetesb).

A coleta ocorre com   uma unidade móvel por meio da  utilização de uma van dotada de equipamentos que permite o descarte das lãmpadas no próprio local. O processo opera com  um sistema à vácuo, evitando riscos de contaminação do ar por gases nocivos.  "Vinha recebendo muitas reclamações sobre as dificuldades para descarte de lâmpadas em Penápolis e consegui encontrar num congresso em São José do Rio Preto essa alternativa", disse Neto na tribuna da Câmara Municipal.  O vereador  apresentou a van de descarte de lâmpadas à prefeitura, Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daep) e empresas. Até então, a principal opção era o encaminhamento dos produtos para fora da cidade, o que traz significativo aumento dos custos. "Ter atenção para o descarte correto de lâmpadas é atender a população e cuidar do meio ambiente", considera Neto. Apenas em alguns encontros em Penápolis para a apresentação da alternativa de descarte, ele teve informação de demanda de mais de 5 mil lâmpadas fluorescentes. O custo para reciclagem pela van é R$ 1,25 a unidade.

Santa Casa: A Câmara Municipal  aprovou por unanimidade projeto do Executivo, de concessão de  vale cesta de R$ 125,00 aos funcionários da Santa Casa.  O benefício  acompanhará o mesmo valor concedido aos servidores municipais. Em 2018 serão R$ 150,00, em 2019, R$ 180,00 e em 2020, R$ 210,00. Os servidores municipais tiveram reajuste R$ 112,00 para R$ 125,00, também em projeto votado na mesma sessão.

Em 1ª discussão, os vereadores aprovaram a instituição  da Junta Administrativa  de Recursos e Infrações (JARI), ligada à Secretaria Municipal de Trânsito.  Já projeto de mensagem nº 56, com  alteração da composição do Conselho Municipal de Juventude, foi retirado pelo Executivo.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024