07 MAR 2023
Vereadoras realizam manifestos por mais respeito para as mulheres

Na semana do Dia Internacional da Mulher, comemorado  nesta quarta-feira, dia 8, a Câmara Municipal de Penápolis registrou em sua sessão na segunda-feira, dia 6, defesas por mais respeito da sociedade para as mulheres. Os manifestos ocorreram pelas três integrantes da Procuradoria da Mulher do Legislativo. A vereadora Letícia Sader (MDB) repercutiu que ela e as vereadoras Professora Jandinéia (PT) e Dona Vilma (Republicanos) já sofreram violência de gênero desde que foram empossadas na Câmara Municipal. “ É preciso acabar, dar um basta neste preconceito ainda enraizado na nossa sociedade contra as mulheres”, disse Letícia Sader. A emedebista também falou de falta de cuidado com as mulheres com deficiência ao citar a impossibilidade de atendimento dela como cadeirante na carreta da campanha de mamografia do Hospital do Amor em função da unidade não contar com acessibilidade através de rampa.

A vereadora Dona Vilma contou desrespeito que enfrentou no Pronto Socorro Municipal ao questionar problemas no local e  a “porta foi batida na sua cara”. A vereadora Professora Jandinéia lamentou que o machismo ainda é muito acentuado. “O que está precisando é as pessoas respeitarem melhor a mulheres, o que temos buscado apoiar através da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal”

Semana Escolar: A Câmara Municipal aprovou requerimento da vereadora Letícia Sader na busca de informações  da administração municipal sobre a promoção de atividades  referentes à Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher. Ela citou que a Lei Federal nº 14.164/2021 alterou a Lei de Diretrizes  e Bases da Educação Nacional ( nº 9.394/96)  para inclusão de conteúdo  de prevenção à violência  contra a mulher nos currículos da educação básica e instituiu a Semana Escolar de Combate à Violência contra Mulher.