10 MAR 2023
Comissão propõe diretrizes sobre banheiro multigênero
Foto Noticia Principal Grande
Reunião com aprovação de diretrizes sobre banheiro multigênero ocorreu quinta-feira na Câmara Municipal com a participação de representantes de vários segmentos

Comissão composta por representantes de vários segmentos da cidade, criada no ano passado para discussão sobre banheiro multigênero  em Penápolis, definiu diretrizes para o setor.   Entre os principais pontos, aprovados pela maioria dos participantes do grupo, está que  a implantação de banheiro multigênero  deve ser realizada pelo Poder Público através da construção ou adaptação  de uma terceira  modalidade de banheiro, destinado aos que não desejam  a utilização dos banheiros masculino ou feminino ou àqueles que se simpatizam com os ideais da comunidade LGBTQIA+.  A comissão dispôs que todos os prédios públicos a serem construídos ou reformados futuramente deverão considerar o acréscimo do banheiro multigênero, exceto  em caso do projeto não contemplar  a construção ou reforma  dos banheiros. No caso de escolas da administração municipal, a implantação do novo sistema deverá observar e limitar-se às normas definidas a partir de estudos  realizados junto  à comunidade escolar, assessorados pelo CREA e por setores jurídicos e financeiros da prefeitura. Sobre os próprios públicos municipais já existentes, deverá haver uma programação resultante de estudos de viabilidade técnica e financeira para banheiro multigênero. No caso de estabelecimentos comerciais foi definida garantia ao proprietário  a opção de implantar ou não o sistema.   A comissão para discussão sobre banheiro multigênero teve o envolvimento da Câmara Municipal, 78º Subseção da OAB/Penápolis, Movimento Vestindo a Camisa (Moveca), Associação Comercial de Penápolis (ACE), Loja Maçônica Estrela Noreste do Brasil, Conselho de Pastores  de Penápolis, Rotary São Francisco, Conselho Regional  de Engenharia e Arquitetura de Penápolis, Sindicado do Comércio e Igreja Católica de Penápolis.  A aprovação das diretrizes ocorreu em reunião quinta-feira, dia 9, na Câmara Municipal.  O documento terá encaminhamento ao Executivo. O vereador Altair Reis (Cidadania), se posicionou por banheiros masculino e feminino.

ALTAIR DOS SANTOS REIS