22 MAR 2023
Câmara reclama e pede revisão sobre aumentos da taxa de lixo

Grandes aumentos na cobrança da taxa de lixo na região central de Penápolis, em alguns casos até chegando a triplicar a conta, voltaram a ser reclamados pela Câmara Municipal em sua sessão segunda-feira, dia 20. A nova repercussão aconteceu com a presença do presidente do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto), Carlos Alberto Bachiega, convidado a participar do encontro através de requerimento apresentado pela vereadora Professora Jandinéia (PT). A petista reforçou sobre a necessidade do poder público municipal rever diversas situações de injustiça com a  acentuada elevação do valor da taxa de coleta de lixo na região central, especialmente para quem gera quantidade muito pequena de lixo. “Não concordamos com injustiças. Buscamos informações do Daep sobre o que será feito sobre o caso ”, disse Jandinéia.

O vereador Júlio Caetano (PSD) falou que não viu nenhuma movimentação do Daep para ouvir a população e na promoção de debates antes de definir e efetivar os enormes aumentos na taxa de coleta de lixo. O vereador  Professor Bruno (PSD) questionou se munícipes prejudicados com as taxas de coleta de lixo poderão ter compensação e quais os procedimentos teriam que ser feitos para conseguí-la.  O vereador Isanoel Ditinho (Podemos) considerou que  a administração municipal deveria antes de executar as mudanças com grandes aumentos  no serviço, ter tratado o assunto com a comunidade. O presidente da Câmara Municipal, Ivan Sammarco (União Brasil) reforçou sobre exageros e injustiças com a taxa de lixo. O vereador Paulinho do Esporte (União Brasil) disse que a população não tem que pagar por um serviço que não pediu e não usa e anunciou que ele e os vereadores Altair Reis e Nelson Kbção (Cidadania) estão ingressando com ação na justiça  com pedido de revogação da cobrança. O vereador Dr. Rodolfo (PSD) repercutiu que o Daep realizará estudos sobre ajustes na cobrança da coleta de lixo, a qual tem como possibilidade ser mudada de taxa para tarifa, o que permitiria diferenciação na cobrança.

O presidente do Daep considerou que os aumentos no valor do serviço a partir de implantação de coleta diária são em função de antiga legislação, a qual será debatida em fórum no segundo semestre de 2023.