31 AGO 2017
Audiência pública promovida pela Câmara fortalece defesa pela causa animal

Denúncias envolvendo animais podem ser feitas pela internet e por telefone. A informação foi promovida anteontem pelo 1º tenente Antonio Carlos  Oliveira Hoffman, da Polícia Ambiental, em audiência pública realizada  pela Câmara Municipal de Penápolis, em atendimento a requerimento do vereador Rodolfo Valadão Ambrósio, o "Dr. Rodolfo" (PSD). A Delegacia Eletrônica de Proteção Animal ( DEPA) funciona com o endereço http://www.ssp.sp.gov.br/depa. Por telefone, as denúncias podem ser feitas pelo 190 (com pedido de encaminhamento à Polícia Ambiental)  e pelo número 18 35193040.  A audiência pública, conduzida pelo presidente da Câmara Municipal, Rubinho Bertolini (SD), contou com dezenas de interessados em defesa dos animais. A mesa de autoridades contou ainda o cabo PM Rosenvald de Albuquerque  Falleiros ( Polícia Ambiental), presidente da Associação Protetora dos Animais de Penápolis (APAP), Luana Bíscaro, secretário municipal de Saúde, Wilson Carlos Braz e o chefe da Vigilância Epidemiológica e Sanitária, Vladimir Marangoni. O vereador Dr. Rodolfo discursou que a causa animal na cidade precisa ter maior integração dos interessados e intensificação da participação do poder público com investimentos.

Diversas propostas foram aprovadas no encontro: colocação em funcionamento do Centro de Castração, mais cobranças  ao Executivo para políticas públicas  em defesa dos animais, elaboração  de equipamentos necessários para o funcionamento  do Centro de Castração com busca de apoio a deputados, maior espaço e adequação para cuidar de animais de grande porte, reuniões mensais  entre entidades civis da sociedade e os poderes constituídos,  apoio à APAP com construção de muro na sede da entidade,  medicamentos e ração, divulgação dos números e contatos de maus tratos e abandono e das multas aos infratores.

O secretário de saúde disse que existem estudos para a construção de um centro veterinário municipal no antigo recinto de exposições, onde poderiam funcionar o serviço de castração de animais e cuidados aos de grande porte. Ele acrescentou que a administração municipal ajudará  a APAP  com   medicamentos  para castrações  e que o centro de castração  será colocado em funcionamento.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024