A Câmara Municipal de Penápolis aprovou segunda-feira, dia 14, projeto de lei de autoria do vereador Francisco José Mendes, o "Tiquinho" (PSDB), para a instituição da campanha "Setembro Verde". A iniciativa dispõe a realização de ações para conscientizar a família, sociedade e o Estado sobre a importância da inclusão social da pessoa com deficiência. "A fixação de um período do ano em que a sociedade penapolense se dedicará com mais afinco e entusiasmo a discutir questões relacionadas à inclusão social da pessoa com deficiência contribuirá fortemente para que possamos alcançar, com maior rapidez, a plena inclusão social, o que permitirá a essas pessoas participar da construção de uma sociedade mais livre, justa e solidária, em igualdade de condições com os demais cidadãos", diz Tiquinho na justificativa do projeto. Segundo ele, apesar dos avanços na aprovação de legislação protetiva de direitos, o mesmo não se reflete na inclusão social das pessoas com deficiência. "Seja por preconceito, discriminação, estigma, a verdade é que a pessoa com deficiência até hoje é tratada como alguém inferior, sem direito a exercer direitos de cidadania em igualdade", acrescenta o vereador.
O projeto aprovado pela Câmara Municipal também prevê que o "Setembro Verde", poderá contar com iluminação e decoração na mesma cor, realização de palestras, divulgação de boas práticas de inclusão social da pessoa com deficiência em diversas mídias, encontros comunitários e palestras.
Moção: A Câmara Municipal aprovou Moção de Congratulação, proposta pelo vereador Nardão Sacomani (DEM), aos atletas, técnicos e patrocinadores da equipe de atletismo à pessoa com deficiência de Penápolis pela participação nos Jogos Regionais em Andradina. O certificado foi entregue segunda-feira, durante a sessão ordinária do Legislativo. "Não poderíamos deixar de manifestar congratulações aos atletas, técnicos e patrocinadores pelo empenho e êxito com a conquista de 37 medalhas. Penápolis conseguiu o segundo lugar no feminino e o terceiro lugar no masculino", destaca Nardão Sacomani.