16 FEV 2024
Maria Soares da Silva, 100 anos, recebe Medalha Centenária
Foto Noticia Principal Grande
Dona Maria Soares da Silva com o vereador Isanoel Ditinho, propositor para a homenagem

A ex-costureira Maria Soares da Silva, 100 anos, recebeu quinta-feira, dia 15, a Medalha Centenária  em cerimônia promovida pela Câmara Municipal de Penápolis. A honraria foi entregue pelo vereador Isanoel Ditinho (PODEMOS), propositor  para a homenagem. A Medalha Centenária teve instituição pela Câmara Municipal por meio do decreto  legislativo nº 45, de  7 de outubro de 2002, por iniciativa do vereador Zeca Monteiro. A honraria contempla moradores da cidade com 100 anos de idade. Maria Soares da Silva é a 26ª centenária homenageada Vida: Filha de Hortêncio Soares da Silva e de Maria Francisca   de Jesus, Maria Soares da Silva nasceu  dia 10 de fevereiro de 1924 em Baixio, no Ceará. É primogênita de 7 irmãos: Maria, Pedro, Isaura, José, Messias, Antonio e Moacir. Começou a trabalhar com pouca idade na roça. Aos 17 anos de vida já desempenhava também a atividade de costureira, o que realizou por várias décadas, de dia e de noite. Casou-se aos 27 anos de idade em 30  de novembro de 1950  em Várzea Alegre,  com  Alvino Gregório da Costa, com quem namorou por apenas 3 meses. O primeiro filho, José Gregório, conhecido como Agenor, nasceu  dia 14 de setembro de 1951 no Ceará.  Dona Maria e seu marido,  filho Agenor ainda bebê, junto com outros familiares  em busca de progresso, mudaram-se do Ceará para o Paraná, na região do município Centenário do  Sul, no final de 1951.  Tornou-se mãe de mais 7 filhos: Maria Alzeni (1952), Maria Vilani (1955), Maria Lúcia (1956), Francisco Gregório (1959), Maria Aparecida (1962), Maria de Lourdes (1962) e Cícero Gregório (1963).  Entre as dificuldades, vivenciaram época  de uso de calçado em poucas ocasiões para maior duração do mesmo.  Dona Maria e família moram em Penápolis desde 1969, a princípio com trabalho e moradia na zona rural. Desde de 1976 reside na Vila Tóquio, sendo referência  para toda família, principalmente de trabalho e honestidade. Tem 19 netos e 21 bisnetos.

ISANOEL CASSIMIRO MACHADO