28 ABR 2017
Francisco Carraretto, Marina Sales e Wilson Monteiro recebem Medalha Centenária

100 anos de vida com vitalidade e ótima memória. Esse  é o perfil dos ganhadores da Medalha Centenária em solenidade promovida sexta-feira, dia 28/04, pela Câmara Municipal de Penápolis. Os contemplados, Francisco Carraretto, Marina da Silva Sales e Wilson Monteiro, nasceram em 1917 e além da idade em comum, todos tem história de grande determinação e superações, verdadeiros exemplos de vida e trabalho.

A Medalha Centenária foi instituída  em 2002 por iniciativa do vereador Zeca Monteiro e atualizada em 2017  através de projeto do vereador Francisco José Mendes, o Tiquinho. Com os 3 novos homenageados, o Legislativo totalizou a entrega da honraria para 20 centenários.

A solenidade na sexta-feira lotou a Câmara Municipal. O evento foi conduzido pelo presidente do Legislativo, Evandro Tervedo Novaes. A Medalha Centenária para Francisco Carraretto foi  entregue pelo vereador Tiquinho. O vereador Adalgiso do Nascimento, o Ziza, entregou para Marina Sales da Silva e o vereador Rodolfo Valadão Ambrósio, o Dr.  Rodolfo, para Wilson Monteiro.

Vida: Francisco Carraretto é filho de Luigi Carraretto e de Virgínia Nadalute.

Nasceu dia 17 de outubro de 1917 em Campinas.  Tem descendência de austríacos  e italianos. Veio para a região de Penápolis quando tinha 5 anos de vida, tendo sua família se instalado no bairro rural Urutágua. O plano inicial era Birigui, mas a informação sobre  mosquitos provocou mudança. Na chegada à cidade, o uso de carro de boi para levar as ferramentas de trabalho.  Começou a trabalhar aos 8 anos na lavoura. Em sua juventude, por vezes, para iluminar o caminho, o uso de improviso, com vaga- lume.

Fã de esporte, jogou futebol e chegou a ter convite para seguir carreira profissional  na modalidade, mas seu pai não deixou por causa de cuidados com grande lavoura. Atuou na roça até 1963, quando mudou-se para a zona urbana de Penápolis. Na cidade, trabalhou na empresa Encopa e depois como leiteiro. Viúvo de Natalina Ferreira Carraretto, Francisco Carrareto  tem 5 filhos: Antonio, Inês, Helena, Emília e Maria José. Possui 12 netos e 5 bisnetos.

Marina:Marina da Silva Sales nasceu dia 05 de maio de 1917 em Catanduva. É filha de Adélia Barsaneto e de Benedito Aprígio da Silva, com descendência de italianos e nordestinos. Teve sua infância e juventude na zona rural. Viveu época em que mulher "não era para estudar".  Casou-se aos  22 anos ,  em Novo Horizonte,  com Altino Abrão Sales, tendo 9 filhos em parto normal. Nelson, Jorge, Elias, Paulo, Laerte, Nágila, Raquel, Leia e Israel. Mudou-se com a família para Penápolis em 1958. Diante do trabalho do marido fora da cidade, por muitos anos, desempenhou papel de mãe e pai. Após 76 anos de casamento, ficou viúva em junho de 2015.

Possui   21 netos, 27 bisnetos.

Wilson: Wilson Monteiro nasceu dia 08 de maio de 1917  em Franca. É filho de Juvêncio Monteiro e de Alcide Diniz Monteiro. Possui descendência de portugueses. É o quarto, numa família de 6 irmãos:  Gerson, Gualter, Dirce, Wilson, Diva e Jairo.  A chegada a Penápolis acontece  em 1921 e  sr. Juvêncio  trabalha na administração da Fazenda Santa Leonor. Na época, Penápolis tinha  13 anos e quase 12 mil habitantes. Estudou na escola de Padres em Penápolis. Em 1925 foi matriculado no Grupo Escolar. Estudou também no  Colégio São Francisco de Assis. Obteve aprovação em exame  de admissão para ingresso na Escola Normal  de Lins. Depois transferiu-se para Itapetininga. Terminou o curso normal  de formação de professor  em 1936. Aprovado em concurso, foi nomeado professor para escola no bairro Baixote em Glicério.  Em 1942 conseguiu aprovação em concurso para diretor de escola, sendo nomeado para o grupo escolar de Pereira Barreto.

Foi inspetor/  supervisor de ensino em Penápolis por vários anos.Também cursou Direito, mas não exerceu a profissão, por não poder  acumular cargos. Com 32 anos de trabalho na educação, Wilson Monteiro aposentou-se em 1968. Foi casado por 74 anos com a senhora Yolanda Kool Monteiro, tendo 4 filhos. Wilson, Gilson, Mário e José Roberto.