20 ABR 2017
Sargento Edivaldo Martínes de Araújo recebe Medalha Tiradentes

Com 30 anos de dedicação à polícia militar, o 1º sargento Edivaldo Martínes de Araújo, recebeu quinta-feira, dia 20, a Medalha Tiradentes, em solenidade promovida pela Câmara Municipal de Penápolis. O homenageado atua pelo Corpo de Bombeiros há aproximadamente uma década e meia. A escolha de Martínes para a Medalha Tiradentes foi definida pelo Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), com escolha entre  indicações dos comandos das polícias. A entrega da honraria foi feita pelo vereador  José Antonio Chacon , o "Cabeça" e vereadora Ester Sezalpino Mioto, junto com o presidente do Conseg, João dos Santos, o Jaó e o Capitão Wagner Francisco  Peron, comandante  do 1º sub grupamento do Corpo de Bombeiros de Araçatuba, representando na ocasião o major Nilton Pereira, do 20º Grupamento.

Vida: Filho de Regina Célia  Catani de Araujo e de João Martínes Gonsalez (in memorian), Edivaldo Martínes de Araujo, nasceu dia 03 de julho de 1967 em Penápolis.

É o primogênito numa família de três irmãos: Edivaldo, Arnaldo e Valéria.

Por volta dos seus 9 anos de vida, com a separação de se seus pais, muda-se para a zona rural de Alto Alegre, passando a morar com os avós Encarnacion e José, e inicia os primeiros trabalhos na lavoura de café.

Em 1978, com cerca de 11 anos, retorna a Penápolis.

Em 1982, aos 15 anos, trabalha por alguns meses no comércio. Depois volta  a trabalhar na roça.

Enfrenta difícil rotina no corte de cana e a concilia ainda com estudos no período noturno no curso de técnico de processamento de dados na Funepe.

Influenciado por familiares de carreira militar, ingressa em 1986 no curso de soldados em Pirituba, na Vila Clarice, em São Paulo. Forma-se em 26 de junho de 1987. Seu primeiro local de trabalho como policial militar se efetiva na área central de São Paulo através do 7º Batalhão.

Em 1991 tem transferência para o 2º Batalhão  da então Polícia Florestal de Birigui, com atuação em Pereira Barreto.

Por alguns meses também trabalha como auxiliar  de cozinheiro para a Polícia Florestal. No ano de 1992 obtém promoção para cabo.

Em 1996 consegue transferência para o Grupamento da Polícia Florestal em Penápolis, período em que busca novos conhecimentos ao fazer o curso de Letras na Funepe.

Em 2001  retorna à São Paulo para realizar curso de sargento e forma-se  em março de 2002. A partir daí inicia carreira como bombeiro no 4º Grupamento de Bombeiro de São Paulo, com atuação Guarapiranga e depois   em Cotia, pelo 18º GB (Barueri) .

Na seqüência transfere-se para o 13º grupamento de São José do Rio Preto,atuando no COBOM (Centro de Operações),  depois para o 14 º grupamento de Presidente Prudente (Birigui) e 20 º grupamento de Araçatuba.

Em 2010 passa a trabalhar no Corpo de Bombeiros de Penápolis.

Atualmente é encarregado administrativo e por vezes responde pelo comando da unidade local.

Com mais de  3 décadas de dedicação à polícia militar, sendo aproximadamente 15 anos  ao Corpo de Bombeiros, Martínes soma grande quantidade de tipos de atendimentos no setor, o que inclui educação, prevenção e socorros.

Imprensa/Câmara