Com aproximadamente 10 anos de expressivo trabalho nas áreas religiosa e social na cidade, o pastor Jonas Lopes de Oliveira, da Igreja Metodista, foi contemplado anteontem, 31/03, com o título de Cidadão Penapolense. A honraria foi entregue pelo ex-vereador Ricardinho Castilho e vereador Francisco José Mendes, o Tiquinho (PSDB). A solenidade, conduzida pelo presidente da Câmara Municipal, Evandro Tervedo Novaes (DEM), contou com apresentação de corais e dança da Igreja Metodista e Vila da Infância. Entre outras participações, o evento teve a presença do bispo presidente da Igreja Metodista, Adonias Pereira do Lago e do professor Fays Rahal (vereador na década de 50 em Penápolis).
O título de Cidadão Penapolense para Pr. Jonas foi aprovada em maio de 2016, através de projeto do então vereador Ricardinho Castilho.
Vida:Jonas Lopes de Oliveira nasceu dia 29 de setembro de 1965 em Campinas. É filho de Maria Lúcia dos Santos Oliveira e de Joaquim Lopes de Oliveira. Sétimo, numa família de 9 irmãos: Romilda, Rufino, Florisvaldo, Davi, Josué, Gerson, Josias, Jonas e Raquel. Possui descendência de nordestinos. De família de origem humilde, vivenciou muitas dificuldades em sua juventude, inclusive para alimentação. Ficou órfão de mãe aos 11 anos. Começou a trabalhar aos 14 anos de vida, no Banco Econômico, na função de oficce-boy. Por volta dos 20 anos, desperta sua vocação religiosa, passando a estudar no Seminário Batista Independente, em Campinas.
Formado bacharel em Teologia em 1990, começa no ano seguinte pastorado em São Carlos, onde permanece por 5 anos. Depois segue para o município de Campestre, no sul de Minas Gerais, com trabalho de 2 anos e Brasília, por 10 anos. Em 21 de fevereiro de 2008 chega a Penápolis para ser pastor da Igreja Metodista. Através da Associação Vila da Infância, ajuda a promover expressivo atendimento na área social. Lidera a construção de novo e moderno prédio da Igreja Metodista de Penápolis. Casado com Josenilda Sousa de Oliveira, possui 3 filhos: Beatriz, Lucas e Matheos.