30 MAR 2017
Câmara Municipal apoia mobilização sobre reforma da previdência

Grande parte dos contribuintes da previdência social morrerá antes de se aposentar, sendo assustadora a reforma do setor proposta pelo governo federal. A afirmação foi feita anteontem pelo vereador e advogado Rodolfo Valadão Ambrósio, o "Dr. Rodolfo" (PSD), em audiência pública promovida pela Câmara Municipal em parceria com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e Apeoesp.  "As mudanças são drásticas e assustadoras. É necessária a mobilização da população", considerou o vereador, autor de requerimento ao Legislativo para realização do encontro. "Com exigência de 49 anos de contribuição, serão muitos os casos de pessoas que contribuirão por longo tempo, mas morrerão sem a aposentadoria diante desse direito ser concedido num ponto de idade avançada", complementou Dr. Rodolfo.

A audiência pública sobre a reforma da previdência social foi conduzida pelo presidente da Câmara Municipal, Evandro Tervedo Novaes. A mesa de autoridades também teve composição com o prefeito Rubinho  Bertolini, presidente, vice-presidente e diretora da Apeoesp, respectivamente Maria Isabel Noronha, Fábio Santos de Moraes, Tereza Cristina  Moreira da Silva, e presidente e advogado do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penápolis, Maria José Francelino Pepino e Claudinei Barrinha Bragato.

Os participantes do movimento na Câmara Municipal definiram novas ações para aumentar a mobilização contra as perdas na reforma da previdência.  O vereador Nardão Sacomani (DEM), indicou a formalização de manifesto contrário à proposta do governo federal  à presidência da República, presidência do Senado, presidência da Câmara dos Deputados, presidência da Assembléia Legislativa de São Paulo, padres, pastores evangélicos e outras lideranças.

O vereador Adalgiso do Nascimento, o "Ziza" (PMDB), sugeriu pedido de apoio às Câmaras Municipais da região de Penápolis e Araçatuba. O vereador Dr. Rodolfo propôs a disponibilização de ponto de coleta de assinaturas contra os prejuízos aos direitos na previdência social e mobilização dos deputados federais e senadores  para fortalecimento da legislação para cobrar efetivamente os maiores devedores do setor, cujos débitos somam trezes vezes o déficit informado  pelo governo.

O prefeito Rubinho Bertolini defendeu mobilização dos prefeitos e todas as Câmaras do Brasil. Já o sindicalista Cristiano Alves Souza Cruz propôs realização de manifestações pelos sindicatos da região.

A presidente da Apeoesp, Maria Izabel Noronha, sugeriu campanha visual  com a utilização de selo que informe que determinado ambiente ou órgão é contrário à reforma da previdência.

Imprensa/Câmara

Moção de Repúdio é proposta pelo vereador Júlio Caetano para projeto de reforma da previdência

A Câmara Municipal aprovou Moção de Repúdio, de autoria do vereador Júlio Caetano (PSD), à PEC 287/16, que altera as regras dos benefícios da previdência e assistência social no Brasil. O documento foi encaminhado ao governo federal, Câmara dos Deputados e Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil. "As mudanças contidas na proposta em tela afetam todos os trabalhadores ativos dos sistemas privado e público, bem como todos os pensionistas; trazem profundos prejuízos  ao beneficiários do sistema previdenciário no momento que eles mais necessitam  e merecem , pois contribuem durante uma vida para terem uma velhice segura e sem preocupações", diz parte da Moção de Repúdio. "Conclamamos a sociedade civil e as associações ao engajamento nesta luta para chamar à razão nossos governantes quanto à gravidade destas medidas descabidas, que se projetam em um futuro não muito distante em nossa já sofrida população em caso de aprovação".