AO VIVO: Sessão Ordinária - (06-05-24) - ( "Câmara Social")
ASSISTIR

27 MAR 2018
Câmara aprova treinamento de primeiros socorros para escolas e creches municipais

Professores e funcionários de escolas, pré-escolas,  creches e berçários  da rede municipal de Ensino de Penápolis  deverão ter treinamento de primeiros socorros.  A implementação  foi aprovada segunda-feira, dia 26, por unanimidade pela Câmara Municipal, através de projeto de lei apresentado pelo vereador Júlio Caetano (PSD). O treinamento segue defesa de  Alessandra Zamora,  em nível nacional depois que seu filho, Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, faleceu no ano passado em Campinas ao engasgar em excursão escolar. Em discurso na tribuna da Câmara Municipal, Júlio Caetano relatou que a efetivação do projeto pode contribuir para salvar vidas e defendeu ampliação da abrangência do preparo para primeiros socorros. "Uma inclusão interessante é a dos motoristas de transporte escolar. Imaginem uma situação em que o aluno está longe do socorro profissional, por exemplo, na zona rural. O preparo pode ser determinante para salvar vida", considerou o vereador.  O projeto, denominado "Lucas Begalli Zamora", recebeu grande manifestação de apoio na tribuna da Câmara Municipal. O aumento do número de profissionais para o preparo  foi reforçado pelo vereador  Carlos Alberto Soares da Silva, o "Carlão da Educação" (PPS).   O vereador Evandro Tervedo Novaes (DEM), lembrou caso em escola municipal da cidade na qual houve caso de necessidade de primeiros socorros. O vereador Nardão Sacomani (DEM), disse que  além de professores e funcionários da escolas, pais dos alunos poderiam ser convidados para o treinamento. O vereador Roberto Delfino (PMDB), citou caso de  engasgamento de sua filha e que o Corpo de Bombeiros auxiliou por telefone. O vereador José Antonio Ferres Chacon, o "Cabeça", afirmou que o treinamento de primeiros socorros pode beneficiar além dos alunos. O vereador Adalgiso do Nascimento, o  "Ziza" (PMDB),   repercutiu que o projeto para lei municipal acompanha projeto em nível federal.O vereador Francisco José Mendes, o  "Tiquinho" (PSDB),  sugeriu o aproveitamento de grandes encontros da rede municipal de ensino para o treinamento de primeiros socorros. O vereador Rodolfo Valadão Ambrósio, o "Dr. Rodolfo" (PSD), relatou  caso recente em Penápolis de um jovem que faleceu ao engasgar.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024