Youtube Transmissão

06/12/2018 às 07:32:00
Câmara aprova projeto para fortalecer prevenção às drogas

A Câmara Municipal de Penápolis aprovou segunda-feira, dia 3, por unanimidade, projeto de autoria do vereador Júlio Caetano (PSD), de complemento em leis municipais para fortalecer a prevenção às drogas.  Entre outras disposições, a matéria acrescenta que durante a Semana Municipal de Prevenção, Coscientização e Combate ao Uso de Drogas, haverá transmissão de noções sobre os efeitos das drogas nos estabelecimentos  de ensino público e privado, com abordagem de outros  aspectos essenciais  como a dependência química, motivos que tornam as pessoas usuárias, tratamentos, terapias e grupos de auto-ajuda e valores éticos e religiosos.  O projeto também determina divulgação de mensagens em linguagem acessível e implantação de programa de prevenção, conscientização e combate ao uso de drogas. "O texto inaugural  da lei em vigência continha ações limitadas estabelecidas em seu texto legal. Propomos a inclusão de variadas ações como forma contributiva de aprimoramento  das leis do município", diz Júlio Caetano.

A vereadora Ester Sezalpino Mioto (PSD), discursou pelo fortalecimento do Conselho Municipal Antidrogas (Comad). A pessedista alertou sobre a necessidade de intensificar os cuidados contra as drogas lícitas. "Considero o álcool e o cigarro como as piores drogas".

O vereador Rodolfo Valadão Ambrósio, o "Dr. Rodolfo" (PSD), destacou que as ações de combate às drogas são muito importantes e o aprimoramento delas trará resultados mais positivos.

O vereador Evandro Tervedo Novaes (DEM), lembrou que Penápolis teve uma grande unidade de  recuperação com a Crevisope e atualmente conta com a Casa Terapêutica Nova  Vida.

O vereador José Antonio Ferres  Chacon, o "Cabeça" (PSD), falou sobre as dificuldades para usuários de drogas. "Para passar a consumir drogas basta um segundo, mas muitos perdem a vida sem conseguir deixar o vício".

O vereador Adalgiso do Nascimento, o "Ziza" (MDB), reiterou apoio aos ajustes na legislação municipal contra drogas.