01/10/2019 às 14:57:00
Aprovado programa municipal de incentivo à doação de órgãos

A cidade de  Penápolis deverá ter a instituição do Programa Municipal de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos. A proposta foi aprovada segunda-feira, dia 30, por unanimidade,  através de projeto de lei de autoria do vereador Rubinho Bertolini (SD).  A promoção  deverá contar com ações das Secretarias Municipais de Educação e Saúde  para conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. Em discurso na tribuna da Câmara Municipal, Rubinho Bertolini, disse que  existem grandes filas de pacientes à espera por doadores, no entanto, a efetivação do atendimento no setor ainda tem adesão baixa. "Hoje quem precisa de um órgão ou tecido pode ser um desconhecido, amanhã uma pessoa próxima ou nós mesmos", repercutiu Rubinho Bertolini. Segundo levantamento feito pelo vereador, apesar do Brasil ostentar  o maior programa  público de transplantes do mundo, o país ainda falha na tarefa de informar e conscientizar a população. Em 2018,  o índice de negativa familiar à doação alcançou 43%.  "Contribuir para um aumento  de doadores no Brasil é contribuir  também  para uma relevante redução  de custos na área  da saúde, uma vez que as pessoas que esperam  numa fila de transplante  são portadores  de insuficiências  graves  de coração, pulmão, rins, entre outros órgãos e que muitas vezes  esperam em hospitais públicos  ou residências, consumindo recursos  e medicamentos por causa da dolorosa espera", diz parte da justificativa do projeto.

O Brasil apresenta marca de 16  efetivos doadores  de órgãos por um milhão  de habitantes, enquanto países como Espanha, Estados Unidos, Portugal e França alcançam o dobro. Para Rubinho Bertolini é inadmissível que a ausência de informação  prejudique a possibilidade da vida com doação de órgãos.