12 FEV 2020
Museu de São Francisco de Penápolis já funciona na 1ª Casa de Penápolis
Foto pequena 0
Foto pequena 1

A Câmara Municipal de Penápolis aprovou segunda-feira, dia 10, por unanimidade, projeto do Executivo para a formalização da criação do Museu Municipal de São Francisco através de lei municipal. A iniciativa possibilitará cadastro na organização no  Sistema Estadual de Museus com  habilitação da unidade para recebimento de recursos de programas de incentivos e do governo.  O projeto dispõe  sede para o Museu Municipal de São Francisco na  1ª Casa de Penápolis. Os objetivos estabelecidos são  contribuir para o enriquecimento do patrimônio cultural de São Francisco de Assis com proteção do acervo constituído e outros que venham a ser doados ou cedidos, e franqueá-lo para entidades educacionais, culturais e público geral.    Durante  a discussão da propositura, o vereador Júlio Caetano (PSD),  manifestou preocupação com as condições de abrigo e conservação do acervo. O vereador Francisco José Mendes, o Tiquinho (PSDB),  disse que o Museu Municipal de São  Francisco já funciona na 1ª Casa e que a sua criação por legislação municipal  proporcionará maior respaldo. O tucano enalteceu que Penápolis possui destaque com o Museu do Sol, Museu Histórico, Museu do Folclore e Museu de São Francisco de Assis,  os quais precisam ser mais valorizados pela comunidade local.  O vereador Nardão  Sacomani (DEM), repercutiu  que a criação de lei municipal contribuirá para o fortalecimento do Museu de São Francisco, incluindo aberturas para a obtenção de recursos que poderão beneficiar a estrutura geral da 1ª Casa.

Moção: A Câmara Municipal aprovou Moção de Congratulação proposta pelo vereador Pr. Bruno Marco (PSD)  ao empresário e odontologista  Eduardo Ferlin Gualda Junior pelo sucesso  de suas clínicas.

De autoria do vereador Rubinho Bertolini (SD), foram aprovadas Moções de Congratulação ao sensei Eder Fonzar Granato  pela realização  do Desafio Internacional de Judô  e ao senhor Mário Beneciutti  e família pela adoção da Praça Sílvio Beneciute  na região do Parque Aquático.