23 NOV 2017
Câmara Municipal e Diretoria de Ensino promovem lançamento do 9º Parlamento Jovem

O 9º Parlamento Jovem de Penápolis terá sua solenidade realizada em maio de 2018. O anúncio foi feito ontem, dia 22,  no lançamento da promoção em conjunto entre a Câmara Municipal e a Diretoria de Ensino de Penápolis. O encontro, conduzido pelo presidente do Legislativo, Rubinho Bertolini (SD), reuniu alunos, professores  e coordenadores das escolas estaduais na Câmara Municipal.  A Diretoria de Ensino foi representada pelo seu dirigente, Lucinei Euzébio e pelo supervisor João Luís dos Santos, autor do projeto de criação do Parlamento Jovem através da Câmara Municipal em 2001, quando ele era vereador. Palestra feita pelo assessor jurídico da Câmara Municipal, Márcio Reis, abrangeu as funções do vereador e funcionamento do Legislativo.

A promoção do Parlamento Jovem  consiste na experiência por estudantes no  desempenho das funções dos vereadores. A nova edição poderá  ter 14 membros, sendo metade do ensino fundamental (preferencialmente do 9º ano) e a outra parte do ensino médio. A escolha ocorrerá a partir de comitê eleitoral  escolar ou por eleição direta dos alunos de cada um dos segmentos escolares, com embasamento pelas ideias e propostas apresentadas.

A organização do 9º Parlamento Jovem terá em fevereiro uma oficina sobre o Poder Legislativo e o processo legislativo para professores e coordenadores. Ainda em fevereiro e março, haverá mobilização  da comunidade escolar, alunos e professores para participação no projeto. No mês seguinte haverá o processo interno  para escolha das proposituras. Antes da solenidade em dia ainda não definido em maio, os eleitos participarão  de visita guiada à Câmara Municipal  e de pré-vivência do ato.

O Parlamento Jovem teve instituição pela resolução nº 28, de 28 de maio maio de 2001. A sua realização se efetivou  desde o primeiro ano da sua criação até 2013.

Cidadão: Em solenidade às 20h nessa sexta, dia 24, a Câmara Municipal entregará o título de  Cidadão Penapolense ao empresário Everaldo Gomes de Matos, sócio-proprietário da Plisved e ao secretário Estadual de Educação, José Renato Nalini.