31 OUT 2017
Diomar Firmina Soares recebe título de Merendeira do Ano

A importância do trabalho das merendeiras foi enaltecido segunda-feira, dia 30, na sessão da Câmara Municipal de Penápolis com destaque para Diomar Firmina Soares. A homenageada  tem  26 anos de dedicação à alimentação, principalmente de crianças nas unidades do ensino infantil da cidade. A sua escolha foi definida em votação entre as merendeiras da administração municipal. O evento contou com apresentação musical de crianças da etapa 2 dos períodos da manhã e tarde do CEIM/EMEI Cidade Jardim. O aluno Heitor Carvalho Castilho, da etapa 2 B, fez a leitura de um texto em homenagem a Diomar.  O vereador Nardão Sacomani (DEM), discursou em nome da Câmara Municipal. "Com uma boa alimentação, os alunos  têm condições de aprender mais, o que torna ainda mais importante o papel da merendeira", disse o democrata. A entrega do título de Merendeira do Ano foi feita pelo vereador José Antonio Ferres Chacon, o "Cabeça" (PSD) e pela secretária municipal de Educação, Cláudia Elisa Oberg Torrezan.

Vida: Filha de Otaviano Ribeiro Soares e de Gregória Firmina Jesus, Diomar Firmina Soares nasceu dia 25 de fevereiro  em Condeúba, na Bahia. Veio com sua família para a região de Penápolis quando tinha 4 anos  de vida, fixando-se na zona rural de Alto Alegre. Começou a trabalhar aos 7 anos, através de ajuda para seus pais  na lavoura. Com 10 anos   aprendeu a cozinhar com ensinamentos de sua mãe e em seguida foi morar junto com uma mulher grávida para ajudá-la em Araçatuba. Aos 17 anos, trabalha como empregada doméstica em Penápolis. Entre idas e vindas também  com retorno ao trabalho na zona rural, em 1991,  conquista vaga de merendeira na prefeitura de Penápolis, quando passa a se dedicar inicialmente à cozinha piloto. Diomar tem uma filha, Darlene, nascida em 01 de março de 1988. Com 26 anos de contribuição à alimentação de milhares de crianças,  dedica-se atualmente ao  CEIM/EMEI Cidade Jardim.

O título de "Merendeira do Ano"  teve instituição pela lei municipal nº  1.916, de 11 de junho de 2013, de iniciativa do então vereador José Santino, o "Zezinho Leiteiro", como forma de valorização à categoria. A primeira contemplada foi Maria Mercedes dos Santos (2013). Nos anos seguintes ganharam Rosana Maria Galindo da Rocha, Joana de Fátima Sena Ramos e Ana Aguiar Pereira.