O advogado Ricardo Rodrigues de Castilho, natural de Glicério, adotou Penápolis como sua cidade natal, sendo inclusive agraciado com o Título de Cidadão Penapolense por esta Câmara Municipal. Ricardo é uma figura de destaque na história de Penápolis, tendo ocupado mais cargos eletivos do que qualquer outro cidadão. Sua trajetória inclui dois mandatos como vereador, período em que foi eleito Presidente do Legislativo penapolense durante uma fase crucial para a defesa da Democracia e do Estado de Direito. Entre 1977 e 1983, exerceu o cargo de Prefeito de Penápolis por seis anos. Posteriormente, representou Penápolis e região como deputado estadual de 2003 a 2007, além de servir como Vice-Prefeito em dois mandatos, de 2009 a 2012 e de 2013 a 2016.
Ricardo foi um dos fundadores e apoiadores de diversas entidades e instituições de Penápolis, como o Sindicato Rural de Penápolis, a FUNEPE, a APAE, a OAB, a Campezina, e a Flora Tietê, dentre outras. Mais recentemente, ajudou a criar a Academia Penapolense de Letras, da qual é membro fundador. Sua dedicação resultou em inúmeros serviços e obras que beneficiaram a comunidade penapolense, como, por exemplo, podemos destacar, a troca da área do antigo Aeroporto de Penápolis, possibilitando a criação e implantação dos diversos bairros em torno do Jardim Eldorado, sede de inúmeras instituições públicas e privadas, incubadoras, Escola Sesi, indústrias, Flora Tietê, Recinto de Exposições Jandira Trench, o Parque Industrial e abertura de uma nova e importante via de acesso para a cidade.
Dessa forma, propor e aprovar esta Moção de Louvor é uma justa homenagem a um cidadão penapolense sempre comprometido e dedicado, que nunca mediu esforços para o progresso de nossa cidade.