O modelo do PROERD, que teve origem nos Estados Unidos, em 1983, é desenvolvido em mais de 58 países. Estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental das redes pública e particular são os alvos do programa, que tem como lema "Manter Nossas Crianças Longe das Drogas". No Brasil, o programa foi iniciado em 1992.
O PROERD permite que as crianças estejam preparadas e fortalecidas para dizerem não às drogas. É através dessa conscientização que vemos o resultado. Ele se estende tanto nas escolas públicas como nas particulares e visa atender e formar o máximo de alunos possível.
As policiais acima citadas foram as responsáveis pelas formações nas escolas de nossa cidade, dividindo essa sublime missão entre as unidades escolares.
Os policiais militares fazem um trabalho de preparação e conscientização desta geração jovem que depois multiplicará os ensinamentos recebidos durante a aula, além disso, também é muito importante o acompanhamento dos pais nesse trabalho de prevenção.
É um projeto vitorioso que merece receber mais recursos e equipamentos para ampliar suas ações, e por isso devemos investir na infância para que possamos ter jovens esclarecidos e com firmeza para dizer não às drogas e à violência.
Ante o exposto e dada a relevância do assunto, parabenizamos as PMs instrutoras do PROERD e rogamos aos nobres pares pela aprovação da presente propositura.