A Associação Vila da Infância da Igreja Metodista é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1953 por inspiração do casal metodista – Sra. Doralice e Sr. Asael Arruda.
Sempre dedicada às obras sociais, a Sra. Doralice foi designada “comissária de menores” pelo juiz da comarca, cargo para o qual não receberia qualquer remuneração. Com esse trabalho, várias crianças foram sendo entregues aos cuidados da família que atendia a todos com muito carinho e respeito, como se fossem seus próprios filhos.
Um Pecuarista da cidade, acompanhando o trabalho da Sra. Doralice, levava diariamente 10 litros de leite como doação para as crianças que ficaram sob sua tutela. Num certo dia, ele sugeriu que ela abrisse um orfanato e para isso, o ilustre pecuarista conseguiu que os fazendeiros Joaquim Araujo e José Marques fizessem a doação de duas áreas para ser construído o então orfanato que hoje recebe o nome de Vila da Infância.
inauguração do orfanato
A Igreja Metodista em Penápolis, da qual a Sra. Doralice fazia parte, contribuiu com a construção do orfanato contando com a disposição do Ver. Daniel Soares Bonfim que levou a ideia para os irmãos da igreja. Os fiéis da igreja aceitaram o difícil trabalho de transformar o sonho em realidade e em 29 de junho de 1953, foi fundada a Associação Vila da Infância da Igreja Metodista.
Neste instante, a missão da Sra. Doralice uniu ainda mais parceiros e foi criada então a primeira diretoria da instituição. As decisões passaram a ser colegiadas e o que antes era unicamente trabalho da Sra. Doralice, foi se tornando a causa de um grupo maior, que cresceria ainda mais com o passar do tempo.
a associação nos dias atuais
A Associação Vila da Infância da Igreja Metodista é, hoje, uma reconhecida instituição de Assistência Social, sem fins lucrativos, que no decorrer dos seus 71 anos já atendeu crianças e adolescentes órfãos, quando na modalidade de orfanato, e crianças e adolescentes em atendimento socioeducativo.
Com o passar do tempo, o orfanato deixou de existir, se adequando a realidade atual da cidade e das Políticas Publicas. Vem prestando atendimento á criança, adolescente e suas famílias atuando através da Política de Assistência Social e efetivação da defesa dos direitos de pessoas em situação de vulnerabilidade pessoal e social.
nossa missão
A instituição tem por missão “desenvolver atendimento socioeducativo, em meio aberto, a criança e ao adolescente com risco pessoal e social, buscando a promoção humana estribada em princípios éticos, morais e cristãos, contribuindo para o aumento da qualidade de vida e a convivência saudável na família e na comunidade”.
Com atendimento sócio-educativo em meio aberto, hoje, a Associação Vila da Infância presta atendimento a 50 crianças e adolescentes de 06 a 15 anos e suas respectivas famílias, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Tem como foco amenizar as situações de riscos enfrentadas pelas crianças e adolescentes, através do desenvolvimento de potencialidades, habilidades e talentos, formação para cidadania, contribuindo para a inserção, reinserção no sistema educacional, estimulando a função protetiva da família e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
As famílias são provenientes dos bairros periféricos do município, apresentam alguma situação de risco (como: negligencia familiar, violência doméstica, abuso sexual, situação de rua, envolvimento com drogas, trabalho infantil, entre outros), além de renda per capta de até meio salário mínimo.
a continuidade do legado
Ao longo da sua trajetória, a Associação foi demonstrando capacidade em rever, por várias vezes, a sua forma de atuação, sem se afastar da premissa inicial da Sra. Doralice: cuidar das crianças como se fossem seus filhos e filhas naturais.
Atualmente, a associação possui uma equipe técnica que desenvolve ações fundamentadas nas diretrizes da Política Nacional de Assistência Social, na Constituição Federal e na Lei Orgânica de Assistência Social. Para o desenvolvimento de tais ações, a instituição estabelece parcerias com comunidade local e esferas governamentais.
Nesse sentido, podemos afirmar que a Associação Vila da Infância soube adaptar sua cultura ao longo dos anos, incorporando capacidade teórica e técnica à visão inicial, consolidando uma organização forte que mantém o legado de cuidado e amor tangíveis na história, quase inacreditável, de como uma mãe que tinha 11 filhos tornou-se a mãe de todos e todas.