seja oficiado ao Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Planejamento, Coordenação e Zeladoria de Trânsito e Mobilidade Urbana, solicitando informações sobre a possibilidade de estudos para a implantação de redutor de velocidade, semáforo, faixa de pedestre elevada, ou outro dispositivo na rua Anchieta, entre as avenidas Olsen e Santa Casa, no centro.
Munícipes procuraram este representante legislativo cobrando providências no sentido de proceder à instalação de lombada ou redutores de velocidade na cita via, o que consideramos uma reivindicação pertinente, visto que a rua é muito movimentada.
Argumentam que os veículos trafegam em alta velocidade e o risco de acidente é constante. Trata-se de via com fluxo aumentado devido aos pontos comerciais (a maioria de saúde) estabelecidos nas proximidades, e com muitos pedidos de idosos que usam as clínicas ali instaladas.
Muitos motociclistas e motoristas, por exemplo, descem a rua Anchieta em alta velocidade e adentram pela Olsen, ação que já teria provocado vários acidentes.
Como já explicamos em requerimento anterior, com a mesma demanda em outro cruzamento, o pedido de estudos é em razão de entendermos que, para definição do tipo de redutor de velocidade a ser adotado, deve considerar análise de fatores como a ocupação do solo, o volume e composição do tráfego de veículos, a velocidade operacional, o fluxo de pedestres transversal e ao longo da via.
Por outro lado, e mesmo entendendo que a má aplicação dos dispositivos de redução de velocidade pode levar ao aumento do número de acidentes e impactar de forma significativa na fluidez do tráfego solicitamos a atenção do Executivo, através da secretaria responsável.
Diante do exposto, indagamos:
1- O que a secretaria responsável poderia fazer para atender a demanda dos moradores daquela região?
2- A Administração Municipal, através da secretaria responsável, já acompanhou o trânsito nessa avenida e proximidades, para avaliação?