O penapolense Allan Bruno Bufolin Alves, ex-judoca e agora fisioterapeuta, está presente nas Olimpíadas de Paris, acompanhando de perto, Alison dos Santos, medalhista olímpico em Tóquio e campeão mundial de 2022, na prova dos 400 metros com barreira.
Além de Alison, Allan também dará assistência à parte da equipe de atletismo do Brasil.
Alison dos Santos, também conhecido como Piu, dominou os 400 metros com barreiras em 2022.
Venceu as etapas de Doha, Eugene (Estados Unidos), Oslo, Silésia (Polônia), Bruxelas e Estocolmo, além da grande final da Diamond League, em Zurique (Suíça), terminando o ano invicto.
Assim, se tornou o primeiro homem brasileiro a conquistar o troféu do circuito em toda a história.
E para coroar o ano, ainda foi campeão no Mundial da modalidade, superando os maiores corredores da prova.
Alison dos Santos foi eleito o melhor atleta masculino de 2022 no Brasil no Prêmio Brasil Olímpico, organizado pelo COB – (Comitê Olímpico Brasileiro).
Em fevereiro de 2023, em seu auge físico e técnico, precisou passar por uma cirurgia no joelho, onde realizou uma artroscopia e a remoção parcial do menisco lateral direito.
Visando sua recuperação e retorno às pistas, seu técnico Felipe Siqueira, entrou em contato com Allan e propôs ao penapolense acompanhá-lo como fisioterapeuta, visando principalmente as Olimpíadas de Paris/2024.
Na época Allan se dedicava como se dedicava a fisioterapia e também era sócio proprietário de uma Academia de CrossFit em São Paulo, mas não hesitou em aceitar o desafio de colaborar com seu amigo Piu, uma das maiores figuras do atletismo mundial da atualidade.
O penapolense Allan Bruno Bufolin Alves sempre teve uma participação vitoriosa no esporte, tanto que em 2007, foi agraciado com a Medalha Maria Chica, numa forma de reconhecimento ao seu sucesso e projeção do nome de Penápolis em níveis nacional e internacional.
Allan é filho de Agnaldo Rodrigues Alves e Fátima Aparecida Bufolin Alves, e irmão de Breno Bufolin Alves, que também teve destaque no judô.
Allan já competiu defendendo o Brasil nos Estados Unidos, Japão, Argentina e Colômbia.
Integrou a Seleção Brasileira de Judô como fisioterapeuta em disputas na França e Hungria.
Entre suas principais conquistas estão os títulos de Campeão Sul-Americano Júnior, Campeão Brasileiro Júnior, Tri-Campeão Brasileiro Universitário, Campeão Copa Rio Internacional e Bi-Campeão Paulista.
O penapolense é graduado pela UNIB (Universidade Ibirapuera) e tem pós- graduação em fisioterapia esportiva pela Universidade Gama Filho.
No currículo ainda constam os cursos de Liberação Miofacial, baseada no Método Holfing; Liberação Miofacial pelo Método Allan Josef; Massagem Desportiva pelo Método Allan Josef; Anatomia Músculo Esquelética e Atuação em Emergências Ventosaterapia.
A sua carreira inclui trabalhos como fisioterapeuta da CBJ (Confederação Brasileira de Judô), trabalhando em camping de treinamento e acompanhando equipes de base e principal em competições nacionais e internacionais, entre os anos de 2006 a 2009; fisioterapeuta das equipes de Polo Aquático, Saltos Ornamentais e Natação do Esporte Clube Pinheiros, através da Lei de Incentivo ao Esporte, por intermédio do Instituto Vita, atendendo os atletas durante treinamento diário e acompanhando os times de base e principal em competições nacionais e internacionais nos anos de 2009 e 2010; fisioterapeuta da CBAT (Confederação Brasileira de Atletismo), trabalhando com atendimentos diários aos atletas do Grupo M&M do técnico Nelio Moura, e acompanhando seleções nacionais das categorias de base em competições internacionais nos anos de 2015 e 2016; fisioterapeuta do Institu; fisioterapeuta do Instituto Takara Fisioterapia e Performance entre os anos de 2010 e 2020; coach level 2 Crossfit, com atendimentos nos setores de fisioterapia na Dobermann CrossFit; fisioterapeuta do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), trabalhando com o atleta campeão mundial e medalhista de bronze nas Olimpíadas de Tokyo no atletismo, Alison dos Santos, desde abril 2023.
Nesse sentido, peço apoio aos demais edis, para que possamos conceder esta Moção à este grande penapolense, que muito honra o nome da nossa querida cidade de Penápolis.