O jiu-jítsu é um esporte de combate e uma arte marcial. Trata-se de uma luta em que o atleta tenta controlar o adversário com golpes, até conseguir imobilizá-lo, usando técnicas de torção ou estrangulamento, que finalizam o combate.
Segundo alguns historiadores o Jiu-Jitsu ou “arte suave”, nasceu na Índia e era praticado por monges budistas.
Preocupados com a auto defesa, os monges desenvolveram uma técnica baseada nos princípios do equilíbrio, do sistema de articulação do corpo e das alavancas, evitando o uso da força e de armas.
O jiu-jitsu ensina valores importantes como respeito, humildade e perseverança. A prática regular ajuda a desenvolver a autoconfiança, pois os praticantes aprendem a enfrentar e superar desafios tanto dentro quanto fora do tatame.
Foi por se identificar com esses valores, que o jovem penapolense Diego Corassa Passarine iniciou a prática da modalidade em 2007.
Chegou a ser atleta de futebol, com passagem até pelo Clube Atlético Penapolense. No futsal, sagrou-se campeão do Torneio dos Cobrinhas, atuando pelo Quati Lanches e Drogaria do Laranja.
Porém, o desejo de tornar-se lutador de MMA, fez que com que se dedicasse somente a arte do jiu-jitsu.
O desafio não foi fácil, já que tinha que conciliar o trabalho, treinamentos e competições, cujo resultado dependia apenas dele mesmo, por tratar-se de um esporte individual.
Toda a dedicação e empenho não foram em vão, já que Diego, na graduação faixa preta g13bjj, sagrou-se campeão paulista, sul-americano e também em evento internacional.
Que o comprometimento, foco e perseverança de Diego Corassa Passarine, sirvam de exemplo e inspirem outras pessoas.
Na expectativa de sua aprovação, reiteramos votos de estima e consideração.