Desde seus primeiros relatos, em junho de 1975, o A.A. Penápolis tem sido um importante ponto de apoio para pessoas que sofrem com a dependência do álcool. Sua missão de estabelecer vínculos entre aqueles que reconhecem sua condição de alcoólicos e que, juntos, buscam a sobriedade por meio da ajuda mútua voluntária, representa um ato contínuo de solidariedade e compromisso com a vida.
A história do grupo teve início com a coragem e determinação de uma mulher, conhecida como Dona Neusa, que se tornou a coordenadora do primeiro grupo na cidade. Sensibilizado por sua iniciativa, o frei Cirilo Bergamasco, do Santuário de São Francisco de Assis, ofereceu o espaço para a primeira sede do A.A., nos fundos do salão paroquial, na esquina da rua Expedicionário Diogo Garcia Martins com a rua Santa Clara.
Inicialmente voltado, principalmente, ao atendimento de pacientes do Hospital Espírita João Marchesi, o grupo – conhecido como Grupo Penapolense – consolidou-se como referência regional no acolhimento de pessoas em busca da recuperação do alcoolismo.
Atualmente, o A.A. Penápolis realiza suas reuniões aos sábados, às 19h00, na sede localizada na avenida do Estádio, 932, anexa ao Estádio Municipal Tenente Carriço, permanecendo ativo e comprometido com sua missão de restaurar vidas por meio da escuta, do respeito e da convivência solidária.
Diante dessa trajetória de meio século de dedicação ao ser humano, esta Casa Legislativa parabeniza e enaltece o trabalho do Grupo de Alcoólicos Anônimos de Penápolis, expressando sua profunda admiração e respeito por todos os voluntários e participantes que constroem, com perseverança e empatia, essa belíssima história de superação e acolhimento.