Sem data definida, existem informações da realização da campanha de vacinação contra a raiva animal prevista para ocorrer em 2025 no estado de São Paulo. Na cidade de São Paulo, por exemplo, a Secretaria Municipal da Saúde realizou uma Semana de Intensificação de Vacinação contra a Raiva Animal em cães e gatos no mês de março, o que tem gerado especulações se Penápolis terá uma campanha dessa natureza.
Como a vacinação antirrábica é anual e obrigatória para cães e gatos a partir dos 3 meses de idade (se saudáveis), sendo de extrema importância tanto para a saúde animal quanto para a saúde pública (humana), entendemos que Penápolis precisa promover a campanha para atender a demanda local.
Como a raiva é uma doença viral, fatal em praticamente 100% dos casos, que afeta mamíferos, incluindo cães, gatos e seres humanos, ao vacinar cães e gatos, que são os animais de convívio mais próximo com as pessoas, cria-se uma expectativa na população.
Entendemos que quando uma alta porcentagem da população de cães e gatos em uma área é vacinada, a chance de o vírus se propagar e se estabelecer na comunidade diminui drasticamente, protegendo também os animais que, por algum motivo, não puderam ser vacinados. Além disso, ajuda a manter o status de área controlada ou livre da doença, o que é vital para a saúde de toda a comunidade.