através da Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, a avaliação da implantação do programa de Vizinhança Solidária Rural e Rotas Rurais, do Governo do Estado de São Paulo, já implantado em outros municípios paulistas, com resultados positivos na segurança, monitoramento e prevenção de furtos.
Este Vereador já manteve contatos com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, na pessoa do Tenente PM Benetti e com o Sindicato Rural de Penápolis, que aderiram à iniciativa para eventuais parcerias.
O Tenente PM Benetti, por sua vez, contatou o comando da Polícia Militar de Birigui, responsável pelo programa de vizinhança rural solidária em Piacatu, com resultados positivos surpreendentes, que inclusive se prontificou no auxílio de implantação do programa no município de Penápolis.
Vale o registro que o mapeamento e a implantação do programa serve, inclusive, para a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros local, quando analisado o fato de que as informações são geridas através de identificação da localização geográfica das propriedades, o que facilita o acionamento e a chegada rápida das autoridades aos locais de crimes, incêndios e desastres naturais.
Com efeito, a ideia é realizar reuniões conjuntas com todos os atores sociais envolvidos, principalmente os proprietários rurais, tudo para a implantação do programa no município como ferramenta ideal para a contenção ao número de furtos de fertilizantes, herbicidas, máquinas e implementos agrícolas, veículos, transformadores de energia, gado e tantos outros comuns nos dias atuais na zona rural.
Por fim, me coloco à disposição para a promoção de reuniões com as autoridades e proprietários rurais, tão logo essa autoridade sinalize o melhor dia e horário para a participação como representante do Município.