É com imenso orgulho e profunda admiração que este Poder Legislativo vem a público registrar e enaltecer o Banco de Leite Humano da Santa Casa de Misericórdia de Penápolis, que teve a excelência de seus serviços oficialmente reconhecida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) — a principal instituição de ciência, tecnologia e inovação em saúde da América Latina, vinculada ao Ministério da Saúde.
A certificação de qualidade conferida pelo PCFioBLH avaliou rigorosamente critérios vitais para a saúde dos recém-nascidos, tais como a certificação de termômetros, desinfecção de ambientes, controle de insumos, higiene e conduta dos funcionários, acondicionamento, degelo, pasteurização, controle de qualidade microbiológico e estocagem. Demonstrando o alto nível de profissionalismo e dedicação de seu corpo técnico, o Banco de Leite de Penápolis alcançou a impressionante marca de 100% de conformidade no quesito Reporte de Informação.
Como fruto do compromisso diário com as boas práticas e com a proteção à vida, o setor recebeu também uma digníssima Menção Honrosa da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. Essa honraria foi concedida em reconhecimento ao ato heroico e solidário da equipe penapolense, que se mobilizou na formação de um estoque de alerta de leite humano para atender emergencialmente às UTIs neonatais do Estado do Rio Grande do Sul, fortemente afetadas pelas trágicas enchentes de 2024.
O trabalho liderado pela nutricionista Denise Sussai e executado com tanto amor e dedicação por toda a equipe recoloca Penápolis como referência nacional de humanização, solidariedade e segurança em saúde materno-infantil.
Ante o exposto, submetemos a presente matéria à apreciação dos Nobres Pares, requerendo que, após a aprovação desta Moção pelo Plenário, seja expedido ofício à nutricionista responsável Denise Sussai e à Administração da Santa Casa de Misericórdia de Penápolis, transmitindo a todos os colaboradores e doadoras os sinceros cumprimentos e o profundo reconhecimento desta Casa de Leis.