Diante disso, vimos requerer as providências necessárias para a manutenção da realização de hemodiálise nos pacientes penapolenses, portadores de insuficiência renal, procedimento este necessário que quando realizado de forma adequadae adaptada, proporciona uma qualidade de vida melhor a esses pacientes, que tanto sofrem com essa doença.
Para tanto, anexamos ao presente um abaixo-assinado dos pacientes penapolenses que utilizam o serviço na cidade de Promissão para comprovação do relato acima.
Diante do exposto, esperamos contar com a especial atenção que o assunto requer, no sentido de tentar amenizar o sofrimento de uma parcela da nossa população, e aproveitamos a oportunidade para apresentar nossos protestos de elevada estima e distinta consideração.
Fomos procurados por cidadãos penapolenses que necessitam de hemodiálise e, infelizmente, como a cidade não dispõe do serviço, diante da falta de equipamentos adequados, tais pacientes são atendidos pelo Hospital de Geral da cidade de Promissão/SP, localizado à Avenida General Eurico Gaspar Dutra, nº 620 – Centro – CEP 16.370-000.
O procedimento é realizado naquele local rigorosamente, 03 vezes na semana, em duas turmas, sendo uma às segundas, quartas e sextas-feiras e a outra às terças, quintas e sábados, não sendo possível a ausência dos pacientes de cada turma nos dias pré-determinados.
No entanto, os pacientes foram informados recentemente de que tal cidade não mais realizará tal procedimento em pacientes penapolenses, o que desrespeita o art. 3º, parágrafo único, da PORTARIA Nº 1.820/2009 DO MINISTÉRIO DA SAÚDE.
A cidade de Araçatuba, local onde os pacientes deveriam ser atendidos originalmente, trata de alguns pacientes penapolenses, no entanto, de acordo com informações obtidas via telefone por este vereador, atualmente tal cidade não tem mais capacidade para atender os que, diante da recusa de Promissão, necessitariam de hemodiálise, porém, providências vêm sendo tomadas para que, eventualmente, seja possível atendê-los.
Entretanto, mesmo na eventualidade do aparecimento de vagas, os pacientes, em sua maioria acamados e em situação física bastante comprometida, não desejam ser transferidos para Araçatuba, tendo em vista que a cidade de Promissão é mais próxima de Penápolis e, assim, sofrem menos durante o transporte. Além disso, também estão acostumados com o atendimento do Hospital Geral de Promissão e não desejam reiniciar o tratamento em um local desconhecido.