Sabemos que hoje existem mais celulares vendidos no Brasil do que habitantes e que, cerca de 80% dos acessos à internet se dá através de celular. Pensando nisso, o Município de São José do Rio Preto permitiu aos munícipes acessar o sistema da prefeitura por aplicativo.
O Munícipe cria uma conta com login e senha e informa as placas dos veículos que quer beneficiar. Ao utilizar a horas o mesmo indica qual placa quer beneficiar.
As funcionárias da Zona Azul passam fiscalizando e utilizam também seus celulares para checarem a placa do veículo e se há saldo liberado para permanência no local, já constando o dia e horário inicial e final da permanência do veículo.
Não precisa indicar que rua o munícipe quer parar, pois já vale para toda Rio Preto o dia e horário que o mesmo habilitou.
o interessante é que a maioria dos motoristas ao sair do veículo ou entrar em um consultório, já acessam o aplicativo e clicam em utilizar hora e escolhem quantas horas vão utilizar e, se acabar as horas, o aplicativo notifica o usuário, perguntando se vai querer colocar mais horas ou não. Com isso o munícipe não precisa sair do consultório para procurar a funcionária da Zona Azul.
Os saldos na conta do aplicativo já podem ser colocados anteriormente quando o munícipe está em sua casa pagando o boleto com mais tranquilidade e depois basta ir utilizando o saldo.
O custo total para a implantação do sistema (software) não passa de R$ 5.000,00 e os depósitos caem direto na conta da Prefeitura, em fundo específico, podendo ser repassado para a entidade fiscalizadora. O dinheiro recebido passa a ter uma fiscalização a mais do município e as funcionárias não perdem seus empregos, pois precisam fiscalizar e também cobrar de quem não usa o sistema, ou seja, uma pequena parcela de cerca de 15% da população/visitantes.