Recentemente o prefeito de Penápolis, Caique Rossi informou que trabalha junto à equipe de governo para definir a data de entrega do Centro de Integração da Cidadania à comunidade, bem como início dos serviços.
Ao comentar sobre o assunto, observou que “de forma inédita”, será implantada no mesmo prédio, uma sala destinada ao “Espaço dos Conselhos Municipais de Políticas Públicas”, onde os membros dos variados conselhos penapolenses poderão reunir-se para discussões e formações, entre outras atividades.
Entendemos que não existe ineditismo, em razão de espaço com esse propósito ter sido designado em 2015, para funcionar na rua Dr. Ramalho Franco, antigo prédio da Biblioteca Municipal.
Esta sala foi criada há anos, inclusive por iniciativa de membros do Conselho da Educação sob o argumento de que a cidade tinha diversos Conselhos, mas eles não se comunicavam entre si.
Nesse espaço, em 2015, a Prefeitura de Penápolis disponibilizou uma servidora pública que teria a função de assessorar todos os conselhos. Tratava-se de uma sala equipada com computador, telefone e móveis, de forma a oferecer um espaço adequado ao seu funcionamento. Além de atender os Conselhos Municipais, o espaço também atenderia as Associações de Moradores dos Bairros.
Sobre a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo ainda ter um ponto de apoio no Centro da Cidadania para atendimento ao turismo, com informações e orientações às pessoas que chegam na cidade e desejam saber mais sobre hotéis, gastronomia, pontos turísticos e demais aspectos da cidade, é preciso destacar que o Centro Cultural tem espaço para esse fim.