A representação brasileira no Salão do Móvel ocorre no âmbito do Brazilian Furniture Project, uma iniciativa da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Em 2021, também se destacou na mídia ao levar seus trabalhos e conhecimento para as pessoas, através de vídeos publicados no Youtube e também conteúdos criados para seu Instagram, chamando a atenção dos amantes da arte ao analisar obras modernas de grandes pintores do mundo, como “O Lavrador de Café”, de Cândido Portinari, e “Mona Lisa”, de Leonardo Da Vinci
Em 2024 o penapolense participa da Semana de Design de Milão, na Itália sob o tema “Materia Natura”, evento que apresenta uma vasta programação de exposições e que exploram as múltiplas conexões entre os dois universos.
Conforme material publicado recentemente pelo jornal Diário de Penápolis, destacando o trabalho do Gabriel Freitas, ele criou a Luminária Seringal, uma obra que remete a um dos produtos mais vendidos na época do Brasil Colônia, a borracha, extraída das milhares de árvores seringueiras cultivadas no Brasil no século XIX.
Vale destacar que o penapolense participa com sua obra do evento considerado entre ao mais importantes do mundo, realizado na cidade de Milão na Itália.
Conforme o material publicado pela imprensa local, Gabriel, é formado pela Universidade Federal do Paraná, onde concretizou sua paixão pelo design, que começou quando ainda era adolescente, aos 14 anos, após assistir ao filme Velozes e Furiosos, da Universal, e se interessar pelo design dos carros mostrados no filme.
Hoje, morando em São Paulo, Freitas trabalha como design mobiliário e possui sua própria marca “Gabriel Freitas”, desenvolvendo diversos trabalhos.