No último dia 15, 39 servidores públicos municipais, atuantes nas funções de Agentes Comunitários de Saúde e de Agentes de Combate às Endemias, receberam certificados após a conclusão de cursos técnicos voltados às suas áreas de atuação, por meio do projeto "Saúde com Agente", uma parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com o Ministério da Saúde e o Conasems - Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde.
Ao todo foram 10 meses de aprendizado, tanto para o Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde, como para o Curso Técnico em Vigilância em Saúde, cuja carga horária de ambos foi 1275 horas, na modalidade EAD - Ensino à Distância. As preceptoras foram as enfermeiras Aline Sorroche e Sandra Helena Mendonça. Criado em dezembro de 2020, o "Saúde com Agente" tem o objetivo de melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços de Atenção Primária aos brasileiros.
Os participantes aprenderam a realizar diagnósticos das condições de vida e saúde da nossa população, de forma articulada com profissionais da atenção básica; desenvolver um trabalho integrado com a vigilância em saúde e a atenção básica no território, além de realizar ações de promoção e prevenção à saúde dos indivíduos e das suas famílias.
Ainda na plataforma do curso os servidores aprenderam como coletar e registrar dados relativos às visitas domiciliares, considerando as particularidades de grupos específicos; conhecer as condicionalidades de programas sociais, em parceria com a rede de atenção intersetorial e desenvolver ações de planejamento integrado de promoção, prevenção e controle das doenças e agravos no seu território de atuação.
Diante do exposto, entendemos que o município tem muito a ganhar com o envolvimentos desses servidores, os quais farão grande diferença na vida da nossa população, especialmente no acompanhamento diário, razão pela qual esperamos contar com o apoio dos nobres Pares para a aprovação da presente Moção.