19 NOV 2022
Zeferino Botelho, 102 anos, recebe Medalha Centenária
Foto Noticia Principal Grande
1- Zeferino Botelho recebeu Medalha Centenária através da presidente da Câmara Municipal, Letícia Sader

A Câmara Municipal de Penápolis promoveu quarta-feira, dia 16, a entrega da Medalha Centenária ao  aposentado Zeferino  Botelho, 102 anos, morador do Jardim Eldorado. A entrega ocorreu pela  presidente do Legislativo, Letícia Sader (MDB). A emedebista enalteceu a força e determinação do homenageado.

Vida: Filho de Geraldina Maria Botelho e de Manoel dos Santos, Zeferino Botelho nasceu dia 3 de junho de 1920, no interior da Bahia. Conta que nasceu em Água Branca, sendo registrado na pequena cidade  de Licínio de Almeida. Viveu época em que havia falta de muitos serviços básicos, como energia elétrica e água tratada, e praticamente nenhum atendimento médico. Segundo, numa família de oito irmãos, morou na zona rural, em casa de palha. Por volta de 7  anos de vida já trabalhava tirando leite de vaca, plantava feijão e ajudava na irrigação da plantação de cana. Aos 8 anos de vida  passou por momento em sua vida  que ele traz até hoje marca em seu corpo. Distante alguns quilômetros de casa, caiu de um pequizeiro, tendo seu corpo ficando num toco. Acompanhado por outro garoto,  ficou a espera de ajuda, do começo da manhã até o anoitecer. Por  30 dias, ficou muito debilitado pelo grave ferimento e quase morreu. Casou-se quando  tinha 22 anos com Maria Luiza de Oliveira, ela na época, com 15 anos e tiveram 10 filhos. Na década de 60, na busca de melhores condições de vida e progresso, migrou da Bahia para o interior de São Paulo. Inicialmente, veio por três vezes sozinho, para trabalhar na lavoura em Penápolis e região. Ao ser questionado sobre a receita para chegar aos 102 anos,   fala de fé e trabalho.

LETÍCIA TAKANO SADER