O Dia Municipal dos Ex-Combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) foi comemorado segunda-feira, dia 2, em ato promovido pela Câmara Municipal em conjunto com o Tiro de Guerra 02-027. A homenagem foi marcada no início da sessão semanal do Legislativo através da apresentação do hino da Força Expedicionária Brasileira, explanações do chefe de instrução do TG, sargento Egídio Moreira Neto, participação de atiradores e de Ivan Beraldo, filho de Tarquínio Beraldo (in memorian), um dos integrantes da FEB.
O Dia Municipal dos Ex-Combatentes da Força Expedicionária Brasileira foi instituído em Penápolis por meio da lei municipal nº 2003, de 03 de setembro de 2014, a partir de propositura do então vereador Caíque Rossi.
A Força Expedicionária Brasileira (conhecida também pela sigla FEB), foi uma força militar aero-terrestre constituída na sua totalidade por 25.834 homens e mulheres, que durante a Segunda Guerra Mundial foi responsável pela participação do Brasil ao lado dos Aliados na Campanha da Itália, em suas duas últimas fases - o rompimento da Linha Gótica e a Ofensiva Aliada final naquela frente. Seu lema de campanha "A cobra está fumando", era uma alusão irônica ao que se afirmava à época de sua formação, que seria "Mais fácil uma cobra fumar cachimbo do que o Brasil participar da guerra na Europa".
No dia 27 de abril de 2005, a Câmara Municipal de Penápolis realizou solenidade em homenagem aos 60 anos da Força Expedicionária Brasileira. Na ocasião foram homenageados especialmente 4 ex-combatentes, moradores de Penápolis: Alvaro Cardozo de Vasconcelos, Evilásio Paiva Santos, José Bento Pereira e Tarquinio Beraldo.