A Câmara Municipal de Penápolis realizará na próxima segunda-feira, dia 29 de junho, às 19h, a solenidade oficial de inauguração da Estação Transmissora de TV da Rede Legislativa no município e da TV Câmara de Penápolis em canal aberto digital (8.3). O evento, aberto ao público, contará com a presença de autoridades municipais, representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e da Rede Legislativa da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), além de vereadores, servidores e membros da comunidade. A implantação, liderada pelo presidente da Câmara Municipal, Carlos Alberto Feltrin (MDB), com apoio dos demais vereadores, foi viabilizada por meio do Programa Brasil Digital, coordenado pelo Ministério das Comunicações em parceria com a Anatel. Com a nova estrutura, a população passa a contar gratuitamente com oito canais digitais em sinal aberto. Pela Rede Legislativa, estarão disponíveis a TV Câmara dos Deputados (8.1), TV ALESP (8.2), TV Câmara de Penápolis (8.3) e TV Senado (8.4). Já pela Rede Nacional de Comunicação Pública, os canais serão TV Brasil (1.1), Canal Gov (1.2), Canal Educação (1.3) e Canal Saúde (1.4). A iniciativa fortalece a transparência pública, amplia o acesso à informação, à educação, à cultura e aos serviços de cidadania, além de aproximar a população dos trabalhos desenvolvidos pelos poderes públicos.
A Rede Transmissora foi instalada em área localizada ao lado da Câmara Municipal, na esquina da Marginal Maria Chica com a Rua Irmãos Chrysóstomo de Oliveira, e conta com uma torre de transmissão de 50 metros de altura, preparada para garantir cobertura e qualidade de sinal à população. Para sintonizar os novos canais, basta possuir uma televisão com conversor digital integrado ou conversor externo e antena UHF. O usuário deve acessar o menu do aparelho e realizar a busca automática de canais.