05/08/2019 às 22:00:00
Câmara entregará Medalha Ruy Barbosa para Elza Facchini

A Câmara Municipal de Penápolis realizará solenidade às 20h do dia 16 de agosto para a entrega da Medalha Ruy Barbosa à advogada Elza Facchini, 83 anos. A indicação para a homenagem foi feita pela Subseção da OAB local. A Medalha Ruy Barbosa teve instituição  no ano passado pela Câmara Municipal através de projeto do vereador Rubinho Bertolini (SD). O primeiro contemplado foi o advogado Jarbas Leal Marques.

Nascida em Promissão, Elza Facchini é filha de Mário Facchini e de Mathilde Tamborlin Facchini. Iniciou curso de Direito pela Pontifícia Universidade de Campinas, formando-se em 1975 pela Universidade São Francisco. Prestou o primeiro exame da OAB. Também cursou  Administração,   especialização em direito penal e  curso de mediação e conciliação promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Em 1994 iniciou atuação como  conciliadora em processos do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Penápolis, atendimento que mantém de forma voluntária. Casada com o também advogado José Olympio Salgado Veiga, possui 6 filhos: Antônio Mário, José Osório, Paulo César, Sérgio Ronaldo, Gabriel e Cássio.

Ruy Barbosa: Ruy Barbosa nasceu em Salvador, na Bahia, em 5 de novembro de 1849. Filho de João José Barbosa de Oliveira, médico, deputado provincial e diretor da Instrução Pública da Bahia, e de Maria Adélia Barbosa de Oliveira, foi uma criança prodígio. Com cinco anos, já sabia ler e conjugar verbos e, aos dez, já recitava grandes poetas portugueses, como Camões e Vieira. Destacou-se  principalmente como jurista, advogado, político, diplomata, escritor, filólogo, jornalista, tradutor e orador