18 JUN 2020
Câmara destaca 112 anos da Imigração Japonesa

Os 112 anos da Imigração Japonesa para o  Brasil, completados nessa quinta-feira, dia 18, tiveram destaque na sessão da Câmara Municipal Penápolis na  segunda-feira, dia 15, através do vereador Rubinho  Bertolini (Republicanos). Em discurso na tribuna, ele enalteceu a grande participação  da comunidade nipônica no país. "Temos mais de 2 milhões de japoneses e descendentes. O estado de São Paulo concentra a maior parte com aproximadamente 1.300 milhão do total. Contamos com expressivas contribuições da comunidade japonesa para o desenvolvimento do Brasil". Rubinho Bertolini lembrou  lei municipal de sua iniciativa que  dispõe a promoção anual da Semana Municipal da Cultura Japonesa, a qual diante das restrições do período da pandemia do novo coronavírus, não contará com sua efetivação em 2020.

Navio: A imigração japonesa no Brasil teve início oficialmente em 18 de junho de 1908, quando o navio Kasato Maru aportou em Santos, trazendo 781 lavradores para as fazendas do interior paulista. O fluxo cessou quase que totalmente em 1973, com a vinda do último navio de imigração Nippon Maru, contando-se quase 200 mil japoneses estabelecidos no país.

TG: Rubinho Bertolini indicou à administração municipal a inclusão dos atiradores  do TG 02-027 na entrega dos alimentos e agasalhos  arrecadados  na campanha realizada  dia 6 de junho pelo Fundo Social de Solidariedade. "´Trata-se de um reconhecimento e agradecimento ao trabalho feito pelos atiradores na arrecadação".

Asfalto: Em outro documento, Rubinho Bertolini defende recapeamento asfáltico da Rua Santa Catarina, no trecho entre a Marginal Maria Chica e a Av. Bahia.

Rubens de Medici Ito Bertolini