Vamos nos ater aqui, somente como exemplo, às agências da Previdência Social (INSS) espalhadas pelo país, mais especificamente nos municípios como Penápolis, que além de ter seu quadro funcional bastante reduzido, dos poucos funcionários que restam, alguns ou estão em greve, como estavam recentemente, ou estão em teletrabalho. Ou seja, a população procura a agência para obter informações ou dar entrada em processos, com entrega de documentos, pois muitos não conseguem resolver pelo telefone 135, e não encontram funcionários trabalhando para lhes prestar o atendimento solicitado e necessário.
E assim são outros vários órgãos públicos federais, que adotaram regime de teletrabalho desde o início da pandemia, o que até era justificável à época, porém, atualmente, as repartições precisam oferecer um atendimento qualificado, prestativo, humanizado e presencial. O que não está sendo possível já que os servidores estão trabalhando em casa.
Daí estarmos solicitando as informações pertinentes ao assunto, diretamente ao ministério responsável pela gestão do serviço público.