Durante visita à escola Marcos Trench, no período noturno, durante as aulas do projeto EJA (Educação de Jovens e Adultos), representantes da Comissão de Educação da Câmara e outros vereadores constataram a falta de uma merendeira.
O projeto, que atende aproximadamente 25 alunos, é de grande importância social, educacional e econômica, pois atende um número significativo de pessoas que não concluíram a educação básica na idade apropriada.
A merenda servida é feita no período da tarde, enviada para escola posteriormente e, na hora de servir, a mesma está fria, sendo que nem um local apropriado para esquentar a comida existe na unidade.
Importante ressaltar que os pratos usados para servir a alimentação são lavados pelos próprios alunos (nada anormal) no bebedouro de água, sendo que cada aluno lava o que usou. Antes, seguindo informações obtidas no local, existia uma merendeira, e agora não tem mais.
Outra observação é que não existe uma pessoa responsável para auxiliar a professora da turma e os próprios alunos auxiliam na abertura e fechamento do portão de acesso ao local.
Entendendo que a EJA promove a inclusão de pessoas que, por diversos motivos (trabalho precoce, pobreza, desigualdade social, falta de acesso à escola), não tiveram a oportunidade de estudar quando crianças ou adolescentes, os vereadores pedem atenção do Executivo para o problema.
Sendo assim, poderiam ter nessa segunda chance de conclusão de escolaridade, serem agraciados com uma refeição quente, pois muitos fazem ali uma segunda jornada, e muitas vezes, pelo trabalho que exercem não têm condições de se alimentarem em casa.
Com a escolarização, os estudantes aumentam suas chances de conseguir empregos melhores e mais estáveis, impactando diretamente na sua renda, qualidade de vida e autoestima. A alimentação também reflete nesse aprendizado.