O fechamento dos ecopontos aos domingos tem ocasionado o acúmulo e a desorganização do material deixado por moradores que, muitas vezes, só têm o final de semana para realizar a limpeza de seus quintais e residências. Essa situação acaba gerando prejuízo para o órgão responsável, com aumento da demanda de limpeza e coleta desordenada.
Como alternativa, sugerimos avaliar a utilização de pessoas que necessitam cumprir prestação de serviços comunitários determinados pela Justiça, destinando-as para auxiliar nos ecopontos aos domingos. Essa medida poderia otimizar a mão de obra disponível, reduzir custos e manter os espaços organizados, beneficiando toda a população
A população continua realizando descartes nos finais de semana, mesmo sem atendimento dos Ecopontos aos domingos, o que acaba por estimular o descarte irregular e compromete o bom funcionamento do sistema.
Diante disso, solicitamos que a Direção do DAEP reavalie a decisão e estude a possibilidade de reabrir os Ecopontos aos domingos, ao menos por meio de um plantão reduzido, a fim de garantir a continuidade dos serviços essenciais de manejo de resíduos e evitar danos ao meio ambiente e à saúde pública.