A Atividade Delegada é um convênio entre o Município e a Secretaria de Segurança Pública, órgão do Governo do Estado, que permite aos policiais militares desempenharem suas funções nos dias de folga, férias e licença, sendo remunerados pela prefeitura.
		Em maio de 2019 foi assinado o convênio entre a Prefeitura de Penápolis e a Polícia Militar para a implantação da atividade delegada no município. Na oportunidade havia uma informação de que seria realizada uma análise da Secretaria Estadual de Segurança Pública para sua aplicação.
 
			A demora em sua efetivação implica na falta de otimização da fiscalização e a autuação das infrações de trânsito de competências do município.
			A atividade delegada pode trazer enormes benefícios na área da segurança. Reforça a questão da segurança em nosso município, pois à Polícia Militar serão delegadas algumas atividades inerentes à fiscalização municipal.
Para   a  Polícia  Militar   isso  é   muito   importante   e,  para  a 
população, trata-se de ganho com mais policiais na rua, prevenindo crimes.
 
			Além das viaturas rondarem  as áreas centrais da cidade, prédios públicos, escolas municipais e locais onde há a venda de ambulantes, poderia ajudar na atuação da Zona Azul de Penápolis, cujas agentes sofrem constantemente agressões verbais, são ignoradas e não recebem apoio para atuarem com tranquilidade.