02 DEZ 2021
Audiência define propostas em prol das pessoas com deficiência
Foto Noticia Principal Grande
1- Câmara Municipal de Penápolis realizou de forma inédita audiência pública do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
PROCESSANDO ÁUDIO

Numa ação inédita no município, aproximadamente quarenta propostas foram apresentadas e aprovadas em audiência pública do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, promovida quarta-feira, dia 1º, pela Câmara Municipal de Penápolis. O encontro, liderado pela presidente do Legislativo, Letícia Sader (MDB), contou com dezenas de participantes, parte dos quais com relatos das dificuldades enfrentadas por falta de adequadas condições de atendimento e não conscientização para respeito às pessoas com deficiência. A mesa de autoridades teve composição também pelo comandante da 2ª Cia da Polícia Militar de Penápolis, capitão Fernando da Cunha Bachiega, da representante da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Marli Scardovelli e da vice-presidente da Associação dos Deficientes Físicos (Adefipe), Creuza Peres Rodrigues Mazaia. Entre as propostas elencadas estão: criação  de um serviço ou departamento, vinculado  a uma secretaria municipal, a fim de realizar  os encaminhamentos necessários  e garantir o cumprimento  das leis e os direitos da pessoa com deficiência; locais públicos com mais acessibilidade; realização por parte da fiscalização municipal de inspeção minuciosa  e criteriosa para que comércios, residências e órgãos públicos não obstruam acessibilidade regulamentada por lei;  promoção de capacitações permanentes, através de lives temáticas, palestras e cursos aos profissionais, cuidadores, familiares de autistas e demais esferas sociais na busca de atualização de conhecimentos  referentes à melhoria da qualidade da vida de pessoas autistas; formação adequada aos professores das escolas regulares (municipais, estaduais e particulares) para melhor acolhimento dos alunos com deficiência e restabelecimento de critérios mais rigorosos para a concessão do cartão do deficiente e transferência  da  sua emissão  da Secretaria Municipal de Trânsito para a Adefipe.

VINCULADOS À PÁGINA:
LETÍCIA TAKANO SADER