AO VIVO: Audiência pública sobre o Plano Diretor do município de Penápolis- 23-04-24
ASSISTIR

10 MAI 2022
Câmara aprova projeto para valorizar e incentivar doações

O município de Penápolis passará a ter o “Dia de Doar” com comemoração na segunda-feira subsequente ao Dia Nacional de Graças, em novembro. A instituição foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal na segunda-feira, dia 09, através de projeto de autoria do vereador Professor Bruno (PSD). “O objetivo é promover a cultura de doação para fins de filantropia, mobilizando os penapolenses, empresas e a sociedade civil organizada de modo geral, para que, com o governo municipal, sigamos por  uma cidade ainda mais generosa, voluntária e solidária”, diz parte da justificativa da propositura. Em discurso na tribuna, o vereador Professor Bruno considerou que Penápolis já se destaca pela solidariedade e que o “Dia de Doar” busca valorizar a iniciativa e incentivar a sua realização. “Mostrar  à sociedade  o grande número de participantes em projetos  sociais, muitos de forma anônima, com doação de seu tempo, seu conhecimento, suas especialidades e até mesmo seu dinheiro  para o bem comum, acaba por motivar aqueles que ainda não participam, direta ou indiretamente de algo tão significante”, diz  o propositor. Entre outras ações, a promoção do Dia de Doar  contará com homenagem pela Câmara Municipal a uma pessoa que represente o aspecto da filantropia.

O vereador Júlio Caetano (PSD)  disse que a divulgação de ações de doação ajuda a formar uma corrente do bem. O vereador Paulinho do Esporte (DEM) destacou os voluntários com doação de tempo e trabalho. O vereador Altair Reis (Cidadania) citou que existe parte dos doadores e voluntários que prefere o anonimato. A vereadora Dona Vilma (Republicanos) afirmou que entre as várias formas de doação, está um abraço. A vereadora Professora Jandinéia (PT) também enalteceu a doação de amor. O vereador Nelson Kbção (Cidadania) lembrou que ele tem defendido a doação de sangue com coleta em Penápolis, o que poderia ser também efetivado na semana da promoção do “Dia de Doar”. Os vereadores Dr. Rodolfo (PSD) e Isanoel Ditinho (Podemos) reforçaram manifestos de apoio ao projeto.

BRUNO CÉSAR DE SOUZA