17 MAI 2022
Câmara defende apoio de municípios da comarca para PS

A Câmara Municipal  aprovou segunda-feira, dia 16, requerimento do vereador Rodolfo Valadão Ambrósio, o “Dr. Rodolfo”(PSD), na busca de informações sobre a quantidade de pacientes de cidades vizinhas com atendimento no Pronto Socorro Municipal de Penápolis e qual a contribuição de cada prefeitura para a manutenção do serviço. O autor do documento adiantou que o percentual de usuários de outros municípios da comarca é grande na unidade, o que influencia de forma significativa na sobrecarga, mesmo com contratação de mais médicos. “O Pronto Socorro Municipal atende de 35% a 40% de pessoas das cidades vizinhas. E quem custeia o serviço? Penápolis. Precisamos ter mecanismos para que as demais  prefeituras colaborem também”. O vereador Paulinho do Esporte (DEM) disse que  além de ajudas eventuais, os municípios da comarca   devem ter contribuição fixa no orçamento  para o PS de Penápolis. O vereador Nelson Kbção (Cidadania) afirmou que as cidades vizinhas devem evitar encaminhar para a unidade local casos que não são de urgência e emergência. O vereador Altair Reis (Cidadania) falou em apoio para esclarecimento do percentual de atendimento e como as prefeituras ajudam. A presidente da Câmara Municipal, Letícia Sader (MDB) contou que buscará envolvimento do Parlamento Regional de Penápolis para discutir o PS e  ajuda na sua manutenção. A união para o fortalecimento da unidade também contou com discursos dos vereadores Cabeça do Coletivo (MDB), Ivan Sammarco (DEM), Professora Jandinéia (PT), Professor Bruno (PSD), Isanoel Ditinho (Podemos)  e Dona Vilma (Republicanos).

RODOLFO VALADÃO AMBRÓSIO