15 JUL 2022
Altamira Borges, 90 anos, recebe Moção de Congratulação
Foto Noticia Principal Grande
1- No sentido horário, vereadora Letícia Sader, vereador Professor Bruno, Altamira Borges e a vereadora Professora Jandinéia, propositora da Moção.

A artista Altamira Borges, 90 anos, conhecida pelo grande talento na pintura de telas, recebeu quarta-feira, dia 14, Moção de Congratulação proposta pela vereadora Professora Jandinéia (PT) com aprovação por unanimidade  dia 20 de junho através da Câmara Municipal de Penápolis. A entrega ocorreu na abertura  de nova  exposição da homenageada no Museu do Sol, onde ela começou a  receber orientações básicas no atelier e está  diretamente ligada há 40 anos. A Câmara Municipal foi representada pela sua presidente Letícia Sader (MDB), vereadora Professora Jandinéia e vereador Professor Bruno (PSD). A  propositora da Moção de Congratulação enalteceu a grande contribuição de Altamira Borges para divulgação do Museu do Sol e de Penápolis.

Altamira Borges, pintora naif, primitiva e autodidata, nasceu dia 23 de junho de 1932  em Jacaraci, Bahia. Migrou-se  com a família para a região noroeste  de São Paulo na década de 30, trabalhando em lavouras de café e algodão  nas regiões de  Lins e Penápolis. Foi comerciante  de frutas e verduras no mercadão municipal e cuidadora de doentes. Em 1982 passou a potencializar sua vocação desde criança para pinturas com apoio do Museu do Sol. Seus quadros já foram expostos em diversos locais, como o Espaço Cultural do Banco Central do Brasil, Museu de Arte de São Paulo (Masp) e unidades do SESC em  São Paulo.  A exposição Altamira Borges, 90 anos, ficará aberta no Museu do Sol até o dia 14 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 10h30 e das 13 às 16h30.