16 AGO 2022
Câmara defende abertura para estágios de Medicina em Penápolis

A Câmara Municipal de Penápolis aprovou segunda-feira, dia 15, requerimento de autoria da vereadora Professora Jandinéia (PT), subscrito pelos vereadores Altair Reis (Cidadania) e Paulinho do Esporte (DEM), na busca de informações da administração municipal sobre a falta de resposta a pedido da Funepe para promoção de estágio de alunos do 8º semestre do curso de Medicina na Macro IV, no Jardim Planalto. O documento questiona se a Secretaria Municipal de Saúde está descartando a possibilidade do atendimento. “Em um momento  em que a Saúde está encontrando dificuldades para a manutenção de serviços, e quando do que se realiza é via emendas parlamentares, seria de grande importância que  a administração municipal e a Funepe/Fafipe promovessem de fato, parcerias como essa oferecida na Macro IV”, diz parte da justificativa do requerimento. Entre as práticas no estágio requerido pela Funepe estão estratégia saúde da família, gestão das UBSs, programa do idoso, programa das mulheres, programa da pediatria, programa de vacinação e distribuição de medicamentos do SUS. O vereador Altair Reis alertou que se Penápolis não aproveitar a parceria oferecida pela Funepe, os estágios serão feitos             em cidades da região.  O vereador Rodolfo Valadão Ambrósio, o “Dr. Rodolfo” (PSD) discursou por entendimento entre a faculdade e a administração municipal para a efetivação da parceria.

O vereador Nelson Kbção (Cidadania) lembrou que a fase de internato já acontece em Jaú, sendo que houve discussão de planejamento para que a mesma pudesse ser efetivada por outras turmas do curso de Medicina da Funepe, em Penápolis. O vereador Paulinho do Esporte considerou que a abertura para estágio dos alunos em unidades de saúde do município é uma boa oportunidade do Executivo efetivar com ações discurso de que tem interesse que os alunos permaneçam na cidade.

LETÍCIA TAKANO SADER